Merendeiras fazem curso de capacitação

22/02/2011

As merendeiras da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso, a partir deste ano, estarão  uniformizadas, segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as servidoras que atuam com serviço de alimentação devem se vestir corretamente, utilizando touca para proteger os cabelos, jaleco ou camiseta com manga, calça comprida e sapato fechado, todos estes itens são muito importantes para que haja uma melhor qualidade no serviço, proteção de acidentes e uma adequada higienização.
 Além disso, estão previstos encontros mensais de capacitação, sob a coordenação da nutricionista da rede municipal, Renata Pessoni, e alguns parceiros convidados. A capacitação teve início em fevereiro e terá o encerramento em dezembro. Cada mês um novo tema será abordado.
 Segundo a nutricionista, neste primeiro mês foi trabalhado a proposta de Merenda Escolar para 2011, havendo estudo do cardápio, das estimativas de gêneros alimentícios de cada mês a serem solicitados ao departamento de Merenda Escolar, os projetos que serão desenvolvidos pelo departamento e algumas orientações para um melhor desenvolvimento das atividades das merendeiras.
 Em março será trabalhado a higienização, que abrange a higiene pessoal, a dos equipamentos, do ambiente e principalmente a dos alimentos. Para os próximos meses estão sendo preparados algumas palestras com profissionais de diversas áreas.
 No final deste ano, as merendeiras completarão um ciclo de 11 encontros, recebendo um certificado pela participação. “Estas capacitações são muito importantes para que haja uma maior interação entre a nutricionista e as merendeiras, aprimorar os conhecimentos e, consequentemente melhorar a qualidade no atendimento aos alunos das unidades escolares municipais”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua.