Prefeitura realizará campanha sobre coleta de lixo

22/02/2011

Serviço passa a ser terceirizado à empresa Consita

Representantes de várias secretarias e departamentos da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso reuniram-se três dias nesta semana para debater os pontos iniciais de elaboração de uma campanha de conscientização da comunidade sobre a coleta de lixo urbano. A partir desta semana todo o serviço será terceirizado para a empresa Consita.
 A reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Obras, José Antônio Cintra, que falou sobre os problemas que a administração vem enfrentando em relação à coleta de lixo, fato que tem gerado muitas reclamações da população. José Cintra citou que parte do serviço de varrição de ruas já era efetuado pela empresa, mas a coleta do lixo residencial é feita por funcionários da Prefeitura. “Infelizmente o nosso pessoal já tem idade avançada e não consegue percorrer toda a cidade, por isso temos muitas faltas e apresentação de atestados de saúde no setor”, disse.
 Os encontros contaram com a participação de representantes das secretarias de Saúde e Ação Social;  Educação; Planejamento Urbano; Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, além de membros dos departamentos como Vigilância Sanitária e Comunicação. Cada integrante foi ouvido e pode opinar como o respectivo órgão poderá participar de uma ampla campanha que a Prefeitura pretende desenvolver para conscientizar a população. “A grande questão é educar a população para colocar o lixo na rua na hora certa e assim evitarmos a ação de animais e vândalos que acabam contribuindo para que o lixo acumulado muitas vezes fique espalhado por várias regiões da cidade”, diz José Cintra.
 Entre as várias sugestões apresentadas consta o empenho para que a população seja atendida em todas as faixas etárias. As crianças na rede de ensino, os adolescentes e jovens nas atividades esportivas integrados com o restante do público seja através do trabalho dos agentes de saúde e da Vigilância Sanitária. A Guarda Municipal também se disponibilizou em participar de campanhas conjuntas com os demais órgãos da administração dando a sua parcela de contribuição para orientar e conscientizar a comunidade.
 A Prefeitura pretende estabelecer um cronograma para a coleta de lixo em toda a cidade que disporá de informações como dias, horários e rotas em que os caminhões irão percorrer. A intenção é fazer um trabalho sincronizado e setorizado de maneira a cobrir a cidade e principalmente não causar transtornos como prejuízos ao trânsito na área central. O trabalho também deverá se estender para a zona rural. “A intenção é também cobrirmos a zona rural, colocando caçambas e até mesmo lixeiras como deverá ocorrer aqui na cidade para a disponibilização do material”, explica o secretário de Obras.
 A Secretaria de Planejamento Urbano, desde o final de 2010, já está trabalhando a conscientização dos moradores em diversos bairros para a coleta seletiva na cidade. Também nas escolas do município as crianças são trabalhadas para a questão da educação ambiental e atuam como multiplicadores das ações e atividades do setor. “A intenção nossa é adequar os projetos já existentes e implantar as ações que estamos planejando para atingirmos com informações a população como um todo”, acrescenta.
 Os problemas surgidos com a disposição do lixo e as frequentes reclamações da população fez com o prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin voltasse seu olhar para a questão e determinasse que medidas para solucionar os problemas existentes fossem implementadas. “Bem sabemos que a cidade aumentou e os serviços não diminuíram, portanto temos que nos readequar para atendermos a comunidade de acordo com as demandas que nos tem surgido”, comenta. A terceirização da coleta deverá ser oficializada entre a Prefeitura e a empresa Consita nos próximos dias. Um projeto de lei com a regulamentação da prestação do serviço deverá ser encaminhada para apreciação e aprovação na Câmara Municipal.
 A campanha deverá ser efetivada com a utilização de cartilhas, distribuição de panfletos, realização de blitzes educativas e emprego dos meios de comunicação como TV, rádio e jornais, entre outras ações que estão sendo estudadas. Na próxima quarta-feira, 9, uma nova reunião deverá ocorrer com os mesmos representantes de cada secretaria e departamento da Prefeitura para apresentação de detalhes do que cada setor poderá oferecer. “Temos um desafio pela frente que é trabalhar a educação e orientação da comunidade, faremos mutirões, vamos oferecer condições para que a cidade tenha um novo conceito sobre a limpeza urbana através de uma coleta de lixo mais eficiente, o que certamente resultará em melhor qualidade de vida para a população”, finaliza o secretário.