Prefeitura lança campanha contra a dengue

14/02/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso lançou nesta segunda-feira, 14, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, uma ampla campanha de mobilização da comunidade contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti - causador da dengue. O prefeito Mauro Zanin e o secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, que também preside o Comitê de Combate à Dengue, conclamaram os agentes de saúde e da Vigilância Sanitária, estudantes e toda a comunidade a atuarem de forma conjunta para evitar uma epidemia no município. No domingo,13, foi conhecido o resultado de exame que confirmou o primeiro caso em Paraíso, de um paciente que contraiu a doença em outro Estado.
 Durante o seu pronunciamento, o prefeito Mauro Zanin foi bem enfático na sua preocupação em relação à dengue. Ele disse que a responsabilidade no combate ao mosquito causador da doença não é apenas das autoridades e dos agentes de saúde. “Somos 65 mil habitantes e todos nós temos que cuidar um dos outros, diante desta situação de risco eminente. Se agirmos de forma que cada uma possa dar um pouquinho de si e, então, eu conclamo toda a sociedade para um trabalho que vai melhorar a nossa situação, poderemos ficar livres deste problema”, avalia. Participaram do evento o vice-prefeito, Márcio da Silveira, secretários municipais, chefes de departamento da Prefeitura, funcionários, agentes de saúde e da Vigilância Sanitária, representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além de estudantes da rede municipal e estadual de ensino.
 O prefeito disse que a resposta a ser dada é transformar a preocupação em ação partindo para um comportamento ativo. Todas as secretarias e departamentos da administração municipal vão atuar em conjunto no sentido de interagir nas formas de atuar de forma preventiva e direta no combate à dengue. “Se podemos agir de forma organizada, temos 1700 funcionários, a comunidade está aqui, temos boas condições de reduzir os riscos de um problema maior.
 Conforme o presidente do Comitê de Combate a Dengue, uma pessoa que contrai a doença fica com os sintomas entre 15 a 30 dias. Se em uma residência é constatado que um morador foi picado, é necessário realizar um trabalho com inseticida numa área de abrangência de até 450 metros no entorno do local infestado. “Isso é para evitar a ação do mesmo mosquito contaminado”, explica Marcos Rogério.
 Em 2010 o município apresentou 125 casos de notificações, sendo que 63 foram confirmadas e 16 importados. Já em 2011 já foram feitas 152  notificações. “Nós recebemos a confirmação laboratorial de um caso de dengue confirmado em Paraíso neste ano, que é de uma pessoa que esteve na região Norte do País, foi picado lá, mas que apresentou os sintomas aqui”, disse Marcos Rogério.
 Também foram apresentados dados sobre os locais com maior índices de infestação do mosquito da dengue neste ano na cidade por USF (Unidade de Saúde da Família). A USF da Lagoinha lidera o ranking com 37,% das notificações; seguida pela  USF Verona, com 25%. Na sequencia aparecem as unidades San Genaro, Caic e zona rural, cada setor com 12,5%. Marcos Rogério enfatizou que os prejuízos decorrentes de um trabalhador adoentado,  chegou a R$ 438,48 de perda de produção bruta, em 2010. Também no ano passado o Estado gastou R$ 134.498.678,00 com tratamento de saúde.

Prefeito pediu a mobilização de todos para conter uma epidemia de dengue na cidade

Campanha  —  A campanha de mobilização contra a dengue terá novas etapas além da mobilização da comunidade. “Nós temos que ir além, não basta apenas vir aqui e ouvir as informações, mas é preciso que haja o envolvimento, que cada um chegue em suas casas que gaste cinco minutos para observar em sua casa e elime os possíveis focos do mosquito. Feito isso devemos conclamar nossos vizinhos, colegas de escola, de trabalhos e demais familiares e pessoas para fazerem o mesmo”, relata.
 A campanha de mobilização social e de limpeza terá início em 19 de fevereiro. Bairro Nossa Senhora Aparecida, Vila Lobato, Operária, Santa Tereza, Irmãos Belo, Savigni Soares e Vale Paraíso serão as primeiras localidades atendidas com um mutirão de limpeza. As demais regiões da cidade a serem atendidas constam em um cronograma de visitas que vai até o mês de novembro. “Estamos dando um passo importante, mas cada um tem que fazer a sua parte, olhando em casa. O mosquito tem mudado seus hábitos, está mais resistente aos venenos, mas nós também podemos mudar de conceito para que não venhamos pagar caro”, conclui.
 Ainda dentro das ações de monitoramento, as equipes de combate à dengue continuarão a realizar visitas domiciliares e mapear as áreas para descobrir os focos do mosquito. Os donos de terrenos sujos estão sendo notificados para efetuarem a limpeza de suas áreas. Para os casos mais graves e de risco para a população, a partir de uma legislação própria, os agentes de saúde irão adentrar o imóvel para limpeza e o proprietário deverá ser multado, pelo descuido da área.
 A campanha terá também divulgações nos meios de comunicação, parcerias com entidades religiosas e instituições organizadas, com realização de blitzes educativas e pit stops. Também serão usados vários outros meios de propagar o alerta contra a dengue através de outros produtos de mídia e propaganda. “Importante é que todos se sintam tocados, se mobilizem e participem conosco”, finaliza.