Paraíso lança operação contra dengue nesta segunda

11/02/2011

Uma força tarefa unindo diversos segmentos da sociedade engaja-se a partir desta segunda-feira, 14 de fevereiro, numa ampla campanha de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegepthy, transmissor da  Dengue, em São Sebastião do Paraíso. Com o título “Dengue, aqui não! Cinco minutos do seu dia salvam muitas vidas”, o lançamento oficial acontece a partir das 9h no Teatro Municipal Sebastião Furlan.
 A reunião de mobilização de combate à dengue servirá para apresentar aos presentes e à população o quê e como será feita a campanha que terá mutirões nos bairros, eventos de conscientização e material informativo. A medida atende a uma determinação do prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, que no início deste mês criou o Comitê de Combate à Dengue, passando ao secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, o poder de tomar decisões com o intuito de barrar uma epidemia da doença na cidade.
 No lançamento da campanha, integrantes da Vigilância em Saúde apresentarão os números da dengue no município e no Estado nos últimos anos e a situação hoje. Em reuniões anteriores, o secretário Marcos Rogério mostrou sua preocupação com uma possível epidemia da doença em Paraíso.
 Para ele, a cidade está entre duas cidades que tiveram um grande número de doentes: Ribeirão Preto (mais de 1.000 casos registrads) e Passos (57 casos). A Secretaria já detectou que a dengue está instalada no município. Segundo informações da Vigilância, só este ano há cerca de 20 casos suspeitos. A cidade possui 30.449 imóveis que são visitados por agentes de combate a endemias. Em 2010 foram registrados 125 casos suspeitos, sendo que 63 foram confirmados.
 No sábado, 19 de fevereiro, começam os mutirões de combate à dengue. O primeiro será realizado nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Vila Lobato, Vila Operária, Santa Tereza, Irmão Belo, Savigni Soares e Vale do Paraíso, num total de 57 quarteirões e 1189 imóveis. Os trabalhos prosseguem até o mês de novembro.