Notícias | + Listar todas
Lançado comitê de combate à Dengue
08/02/2011
Decreto assinado pelo prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin criou esta semana em São Sebastião do Paraíso o Comitê de Combate à Dengue. O presidente do órgão, secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, terá o poder de tomar decisões com o intuito de barrar uma epidemia da doença na cidade.
Uma reunião ocorrida quarta-feira, 2 de fevereiro, serviu para apresentar aos membros do Comitê, composto por integrantes de todas as secretarias municipais, quais são as ações propostas para o período considerado mais crítico para o surgimento da doença que, segundo especialistas, vai até a metade do ano. A partir do próximo dia 19 haverá mutirões de limpeza na cidade. O trabalho prossegue até novembro.
No inicio da reunião, Marcos Rogério e a equipe de Vigilância em Saúde fizeram uma explanação de como é a doença, os meios que ela se alastra e pediu atenção redobrada não só dos servidores públicos mas de toda a população para que evite os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, grande responsável pela doença.
São Sebastião do Paraíso conta hoje com de 30.449 imóveis, que são visitados por agentes de combate a endemias. Em 2010 foram registrados 125 casos suspeitos, sendo que 63 destes confirmados. Marcos Rogério lembra de 47 pessoas que contraíram a doença não saíram da cidade, o que confirma que a dengue já circula no município.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Lucimeyre Aparecida de Oliveira, ressaltou que 80% dos focos do mosquito estão em residência e, na maioria das vezes, por descuido dos moradores. Por isso, Lucymeire chama a atenção para que a população tome consciência da situação e ajude no combate. “Donas de casa e estudantes são as principais vítimas da doença e é preciso que todos tomem conhecimento desta situação. Só a população pode nos ajudar”, ressaltou.
O secretário Marcos Rogério também faz o alerta e anunciou medidas para que esta informação chegue até à população. “Teremos campanhas no rádio e na televisão, bem como distribuiremos adesivos e panfletos, além de mutirões de limpeza por toda a cidade. Mas volto a frisar, sem a colaboração de cada um, a luta contra a doença é perdida”, ressaltou Marcos.
Oliveira explicou que a sala de controle da dengue estará informando semanalmente como anda a situação na cidade. Através de monitoramento online, o secretário terá em tempo real todo o tipo de informação como números de suspeitos, de casos confirmados e regiões mais afetadas. Estas informações, servirão para que o Comitê tome decisões.
CLIQUE AQUI e veja a relação dos bairros e os dias que o pessoal estará nos bairros.