Prefeito visita escolas na volta às aulas

03/02/2011

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, visitou as escolas municipais Noraldino Lima (centro), Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) e Ibrantina Amaral (Verona) na manhã de terça-feira, 2 de fevereiro, quando os alunos e professores iniciaram o período letivo deste ano.
 Na escola Noraldino Lima, o prefeito e a secretária de Educação foram recepcionados pela diretora Vânia Aparecida Potenciano. Eles acompanharam a formação da fila para entrada dos alunos à sala de aula e, em seguida, Mauro falou com eles sobre a campanha do lixo que será lançada na cidade nas próximas semanas.
 “Falei com os alunos sobre a importância da reciclagem, da mudança de atitude, de comportamento e de cultura em relação ao destino dado ao lixo que produzimos diariamente”, ressaltou Mauro. A seguir, ele  isitou algumas dependências do prédio, verificando obras de reparo que precisam ser feitas. A escola possui 434 alunos matriculados para este ano no ensino fundamental – anos iniciais (1ª à 5ª série).
 Na escola professora Alice Naves Ferreira, Mauro e Maria Luíza foram recepcionados por uma comissão de alunos, além da diretora Lázara Regina de Morais Colombaroli. O prefeito também visitou algumas dependências da unidade, viu a horta de plantas medicinais e anunciou que pretende fazer a cobertura central entre os dois prédios que formam a escola. Zanin falou a um grupo de alunos, respondendo diversas perguntas sobre terreno sujo, reforma da escola, dengue e as obras de duplicação da rodovia BR-491. “Muitos alunos que estudam nesta escola moram em bairros localizados do outro lado da pista e eles se mostraram preocupados com a imprudência de alguns motoristas e com a forma dos pedestres que atravessam a rodovia”, disse.
 A instalação de uma passarela para pedestres está sendo concluída na BR-491 entre os bairros Cidade Industrial e Jardim Planalto. Outra já existente entre os bairros João XXIII e Vila São Pedro, será totalmente reformada, além de dois viadutos que já foram construídos: um na entrada da cidade (trevo da Copasa) e outro ligando os bairros Jardim Itamaraty e Ouro Verde. A escola Alice Naves possui 540 alunos matriculados entre a educação infantil (antigo pré) e o ensino fundamental. À noite, a Secretaria de Educação cede as dependências da escola para o curso ProJovem Urbano e, uma das salas do Centro Social Urbano 1, será adaptada para a instalação do Telecentro da escola.
 Recepcionados pela diretora Rosélia Rosa Luz, o prefeito e a secretária de Educação falaram com alunos da escola municipal Ibrantina Amaral. “Este estabelecimento de ensino já desenvolve, há algum tempo, projetos-modelo de reciclagem do óleo e do lixo e que serão aplicados, a partir deste ano, em todas as escolas municipais de Paraíso”, afirmou Maria Luíza. Na sala de informática, o prefeito falou aos alunos sobre tratamento de esgoto e a importância do uso do computador como ferramenta de trabalho e de comunicação, sugerindo aos estudantes acessarem o portal da prefeitura para conhecer as ações desenvolvidas na cidade. A escola Ibrantina Amaral possui 500 alunos matriculados entre educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais e finais (6º ao 9º ano). Em breve a escola vai ganhar uma quadra coberta, localizada próxima ao prédio, para uso dos alunos e da comunidade local. As obras já começaram e o valor do investimento é de R$ 328.953,55.
 O prefeito e a secretária de Educação também visitaram as dependências provisórias do Centro Municipal de Educação Infantil Otília Amaral Soares, na Vila Formosa. O prédio do CMEI – localizado ao lado do Centro Social Urbano 1, passa por reformas estruturais, com previsão de término para seis meses. O valor da obra é de R$ 155.863,31. Mauro e Maria Luíza passaram ainda na escola municipal professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic) e foram ver o andamento das obras do novo prédio da escola estadual Paula Frassinetti (bairro São Judas), construída pela Prefeitura com recursos do Estado.

Prefeito falou aos alunos sobre a importância do computador como ferramenta nos dias atuais