Encontro de Folia de Reis acontece na praça com. José Honório

28/01/2011

A praça comendador José Honório (matriz) em São Sebastião do Paraíso foi palco no dia 21 de janeiro (sexta-feira) para o tradicional encontro de Companhias de Santos Reis. A parte religiosa começou às 19h com a celebração da missa em homenagem aos Santos Reis e, em seguida as Companhias se apresentaram na barraca da festa de São Sebastião.
Participaram do evento as seguintes Companhias de Reis: Barreiro e Agua Limpa, Ipiranga, Marçal e Moreira, Estrela Guia, Faxina, Três Colinas, Estrela do Oriente e a Nossa Senhora de Lourdes.
 Segundo Fátima Cruz, do departamento municipal de Cultura, o evento contou com a participação maciça dos devotos da Bandeira Sagrada, "a barraca ficou lotada desde o início das apresentações e o povo aplaudia a cada verso cantado, tornando o encontro ainda mais especial".
 A tradição folclórico-religiosa demonstra que a Companhia de Santos Reis é repleta de rituais e traz consigo uma riqueza simbólica impressionante. A organização de uma Companhia é a principal fórmula para o bom andamento no trajeto de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Os gerentes se reúnem com os foliões em torno do mês de novembro para decidirem o "giro" a ser percorrido durante as visitações. Os pontos de almoço, janta e pouso da Bandeira são definidos para garantir que o giro seja desenvolvido com sucesso.
 A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo se empenha para que aconteça todos os anos esse encontro de Folia de Reis. Segundo Lucas Candido de Oliveira, também do departamento de Cultura, "faremos um planejamento para que no próximo ano as Companhias tenham ainda mais um incentivo e apoio da municipalidade, garantindo assim a continuidade dessa tradição religiosa".