Concessionária instala passarela na BR-491

28/01/2011

A Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pelas obras de melhorias e duplicação da rodovia MG-050, dentro da Parceria Público-Privada implantada pelo governo estadual, instalou esta semana uma nova passarela na rodovia BR-491, ligando os bairros Alto Bela Vista e Jardim Planalto, próximo ao terminal rodoviário.
 Além desta passarela — em fase final de instalação, uma outra será substituída na mesma rodovia, ligando os bairros Vila João XXIII e São Pedro. As obras fazem parte do cronograma de trabalhos da Nascentes que, desde o ano passado, iniciou a duplicação de parte da rodovia, construindo também dois viadutos: um no trevo novo de entrada da cidade (Copasa) e o outro ligando os bairros Itamaraty e Jardim Ouro Verde.
 No dia 24 de novembro, representantes da Concessionária Nascentes das Gerais estiveram em São Sebastião do Paraíso para participarem de uma audiência pública convocada pela Câmara Municipal, a fim de esclarecer e prestar contas do andamento das obras, anunciando também o projeto de duplicação do quilômetro 402 da rodovia MG-050 em Paraíso. O investimento feito pela Concessionária será de R$ 1,4 milhão.
 Durante o encontro, o gestor de projetos da Nascentes das Gerais, Glauco Oliveira, explicou que será construído no quilômetro 402 da MG-050 uma interseção em dois níveis para o acesso a São Sebastião do Paraíso. “Haverá a duplicação da pista nesse trecho e a implantação de uma passagem inferior para veículos, obras que contribuirão para aumentar a segurança dos motoristas que desejam entrar na cidade”, diz Oliveira. A previsão é que os trabalhos comecem em maio deste ano. Terceiras faixas estão sendo concluídas na BR-265.
 Ações políticas para antecipação do cronograma de obras e correções nos projetos desenvolvidos pela empresa concessionária do serviço foram feitas pela atual administração municipal, com a presença do prefeito Mauro Zanin em órgãos estaduais e na própria Nascentes das Gerais. “Temos buscado junto com as lideranças da cidade antecipar obras, mas precisamos ainda finalizar o que já foi iniciado”, analisou Zanin, citando as obras dos viadutos de acesso à cidade parados por conta de obras de mudança da canalização adutora de fornecimento de água da Copasa, que tem atrasado a finalização desta etapa.
 “O ganho na segurança dos paraisenses é visível, pois passaremos de uma passarela (a padre Geraldo Rezende no João XXII, por exemplo) para quadro, contando que os viadutos possuem passagem de pedestres separada com toda segurança”, citou o prefeito.

HISTÓRICO  —  O Sistema MG-050/BR-265/BR-491 é a principal via de ligação entre o Centro-Oeste e o Sudoeste de Minas Gerais e tem 371,4 quilômetros de extensão. Desde junho de 2007 é administrado pela Concessionária Nascentes das Gerais por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do setor de infraestrutura rodoviária nacional e desenvolvida pelo Governo de Minas. Ao todo, já foram investidos R$ 254 milhões em obras de melhorias e na operação da estrada sob concessão.
 Ao longo dos 25 anos em que a Concessionária será responsável pela administração da MG-050, a empresa investirá R$ 712 milhões, com uma contrapartida mensal de R$ 658 mil do Estado. A Nascentes das Gerais pertence ao grupo Bertim. O trecho sob concessão está sendo modernizado, a sinalização das pistas já foram completamente refeitas, conta com serviços de apoio ao usuário, fazendo parte deste as inspeções de tráfego, guinchos e postos de Atendimento ao Usuário.

Além desta passarela uma outra será substituída ligando os bairros Vila João XXIII e São Pedro