Biblioteca Municipal receberá verba do MinC

06/01/2011

A lista dos municípios selecionados no Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas, projeto do Ministério da Cultura de incentivo a bibliotecas de todo o país, foi divulgada dia 31 de dezembro de 2010. As prefeituras se inscreveram nas categorias: Apoio a Bibliotecas Municipais, Implantação de Bibliotecas de Bairro, Distritais e/ou Rurais e Apoio a Bibliotecas Acessíveis.
 Ao todo, 835 inscrições foram registradas no programa entre municípios e entidades educacionais. Destes, 387 foram classificados de acordo com a categoria em que se inscreveram.
 De acordo com o edital, programa irá investir em 300 bibliotecas públicas para a modernização dos equipamentos, a instalação dos espaços em distritos, bairros periféricos ou zonas rurais e a adequação do local, acervo, programação e atendimento às pessoas portadoras de deficiências.
 A Biblioteca Municipal professor Alencar de Assis, de São Sebastião do Paraíso,  fundada pela Lei Municipal nº 439 de 1949, foi contemplada pelo projeto Mais Cultura de Apoio a Biblioteca Pública no ano de 2010.
 Este projeto tem o objetivo de contemplar os leitores de nível infantil a adulto com obras que compõem a Literatura Brasileira e de Referência, com o intuito de fomentar o prazer pela leitura por meio de eventos recreativos para a comunidade e ainda o direito de possuir uma biblioteca pública com um ambiente moderno, aconchegante e acessível em termos de tecnologia, conservação, informação, conhecimento, pesquisa, estudo e atendimento.
 O projeto enviado pela Secretaria de Cultura do município ao ministério, prevê a aquisição de 6.319 obras, sendo subdivididos em 4.326 infanto-juvenis, 1.865 de escritores brasileiros, 128 obras de referência, 90 CDs e 90 DVDs e 9 assinaturas de periódicos. Os títulos das obras foram escolhidos por meio de uma política de desenvolvimento de coleções, entre outras palavras, por meio de critérios e prioridades estabelecidos através da bibliotecária e sua equipe de trabalho, focados na necessidade do público, nas condições físicas e de informação das obras no acervo.
 Além das obras, a Biblioteca será contemplada pelo projeto enviado e agora contemplado com novos equipamentos, mobiliários e itens de ambiência como computadores, fones de ouvido, scanner, TV, DVD, projetor, telão, mural, mapoteca entre outros.  O valor total do projeto contemplado de Paraíso prevê o repasse do ministério de R$ 115.362,95 com a contrapartida do município de R$ 28.841,04.
 O projeto visa ainda uma programação sócio-cultural, isto é, eventos culturais com a parceria do Museu Municipal Napoleão Joele, como a Hora do Conto, Visita cultural na Biblioteca e Exposição de livros antigos.
 A meta da Biblioteca Municipal professor Alencar de Assis com este projeto de apoio cultural é adquirir mais obras, e por meio delas consolidar ainda mais a leitura, forma pelo qual é disseminado a informação e o conhecimento, propiciando o desenvolvimento e a mudança social que intensifica a cidadania de todos.
 O prefeito Mauro Zanin se mostrou muito satisfeito com a aprovação: "Faz parte do nosso compromisso de governo ampliar a ação da biblioteca municipal e estes recursos serão fundamentais neste processo. Gostaria de salientar o esforço dos funcionários da biblioteca e da secretaria no sentido de ter nosso projeto contemplado, em especial da bibliotecária Daniela Lopes Rodrigues, que se desdobrou nesta conquista para nossa comunidade".
 O secretário de Esporte e Cultura, Mariano Bícego afirmou que esta conquista significa novos desafios; "Temos agora que lutar pela ampliação física da biblioteca, ampliação do quadro de funcionários e do horário de funcionamento da mesma, desafios que todos na secretaria estarão empenhados em solucionar, para podermos receber e potencializar os recursos do projeto".