Notícias | + Listar todas
Saúde realizará mutirão de diabetes nesta sexta-feira
28/07/2010
A Secretaria de Saúde e Ação Social, através do Programa Hiperdia, responsável pelo monitoramento e tratamento de hipertensos e diabéticos de São Sebastião do Paraíso, programou para esta sexta-feira, 30 de julho, um mutirão de exames que detectam a diabetes.
No período de 8h às 10h30, a equipe do Hiperdia estará na praça comendador José Honório (Matriz), ao lado do coreto, realizando exames para saber qual dos pacientes apresenta a doença e dando orientações à população de como evitar e como tratar.
A doença — Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame e insuficiência cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde, estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.
Segundo uma projeção internacional, a população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica.
Os sintomas da diabetes normalmente são: muita sede, vontade de urinar diversas vezes; perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); fome exagerada; visão embaçada; infecções repetidas na pele ou mucosas; machucados que demoram a cicatrizar; fadiga (cansaço inexplicável); dores nas pernas por causa da má circulação.
Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior frequência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés. Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.