Farmácia passa a atender em novo endereço

21/07/2010

A Secretaria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso mudou na sexta-feira o local de atendimento da Farmácia Municipal. Segundo o diretor Christian Alves Neto, a mudança é necessária, pois no antigo endereço (rua Ligia Amaral, n.º 115, Vila Santa Maria) era impossível atender a demanda gerada no município. “O novo espaço nos proporcionará acolher melhor nossos usuários”, explicou Christian.
 A farmácia municipal registra a cada ano um maior número de pessoas à procura de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. Em 2001, a média de atendimento era de 250 a 270 pessoas por dia. Hoje, dez anos depois, os servidores atendem uma média de 600 pacientes/dia. “O que no local inviabiliza o atendimento”, disse Christian.
 O novo local será na rua dos Antunes, n.º 733, centro. Nele o usuário terá condições de melhor atendimento. Segundo Christian, a nova casa da farmácia proporcionará aqueles que lá estiverem, maior conforto, como por exemplo assentos, atendimento preferencial para idosos, grávidas e mulheres com criança no colo, além de banheiro para os usuários.
 A nova casa  também terá sistema de senha e triagem, o que facilitará o acolhimento. A mudança pode gerar algum desconforto no início, mas todos os envolvidos no processo, afirmam que com o tempo, a população que reclama da situação atual acostumará e verá que as mudanças são necessárias.

Falta de medicamentos — Um outro assunto que preocupa tanto diretor, como o secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, é a falta de remédios para dispensão aos usuários. Esta semana a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foi questionada sobre a falta do medicamento Omeprazol 20 mg cápsula. Esta foi a resposta da Secretaria: “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, apesar de ter adquirido cerca de 51 milhões de unidades do medicamento e ainda está pendente a entrega de cerca de 39 milhões, não recebeu o medicamento em tempo hábil para o envio aos municípios do Estado. A empresa informa que a situação está sob controle e que pretende entregar o referido medicamento para a terceira distribuição”. Esta informação foi passada por Jaime Lacerda Chaves da Superintendência de Assistencia Farmacêutica.
 Hoje, São Sebastião do Paraíso gasta em torno de R$ 50 mil/mês com a aquisição de medicamentos.