Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Concurso de Paródias homenageia Monteiro Lobato

31/05/2010

 Mais um empolgante Concurso de Paródias, promovido pela Academia Volpe de Cultura, emociona toda a comunidade da Escola Municipal Napoleão Volpe. Desta vez, o tema escolhido foi “A importância da leitura na construção da cidadania” e a figura-símbolo definida para a homenagem foi José Bento Monteiro Lobato, considerado “o pai da literatura infanto-juvenil”, a quem os alunos reverenciam pela trajetória inovadora e por todo o trabalho de incentivo à leitura e à escrita  desenvolvido em nosso país.
 Após estudar a biografia de Lobato, os alunos foram divididos em equipes, escolheram uma música para ser “reconstruída”, selecionaram palavras-chave referentes ao assunto em questão e, abusando do vocabulário e da imaginação fértil, produziram suas paródias.
 Na primeira fase, a equipe julgadora, observando quesitos como letra, ritmo, coerência com o tema, criatividade e organização, escolheu a melhor paródia de cada sala. Posteriormente, as quatro paródias selecionadas disputaram o 1º lugar na “grande final”, realizada no dia 30 de abril, nas dependências da própria escola, momento marcado por diversas apresentações artísticas.
 Durante as festividades, além de as equipes cantarem, caracterizarem-se de acordo com a letra reestruturada e com o estilo musical escolhido, dançarem, ainda propiciaram a interação da plateia com as músicas.
 “Foi um trabalho assaz significativo, pois permitiu aos discentes o contato direto com as práticas de leitura e escrita de uma forma prazerosa, envolvendo as demais disciplinas de maneira a dinamizar a metodologia utilizada para ministrarmos nossas aulas”, disse a idealizadora do trabalho, presidente de honra da Academia Volpe de Cultura, professora Marília de Souza Neves. Ela acredita numa educação pautada na troca, na busca, no exercício diário de ( re)construção.
 Para finalizar, uma magnífica coreografia, montada pela professora de Educação Física, Alessandra Márcia Montanhini, fez lacrimejar olhos sensíveis a demonstrações artísticas, deixando claro que a dança, quando bem direcionada, é um valioso instrumento de auxílio à aprendizagem, pois possibilita o desenvolvimento das múltiplas linguagens.
 Seguidamente, revelou-se o resultado do concurso, ficando a classificação na seguinte ordem: 1º lugar: 8º e 9º anos (houve empate); 2º lugar: 7º ano; 3º lugar: 6º ano.