Prefeito regulamenta lei que criou a SECON

05/10/2009

O prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin regulamentou em 17 de setembro de 2009 a lei municipal nº 3.264/2005, que criou em São Sebastião do Paraíso a “Semana de Estudos da Consciência Negra”, batizada pelos membros que a organizam de SECON. Pelo decreto nº 3.678, a Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, juntamente com a Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro (APDFB), da comissão organizadora anualmente nomeada pelo Executivo Municipal e demais pessoas e entidades culturais, envidarão todos os esforços à realização, com sucesso, da Semana, com dotação orçamentária específica.
 Para 2009, a verba disponibilizada pela Prefeitura será de R$ 10 mil. O projeto de lei será encaminhado à Câmara após a comissão apresentar ao departamento de Cultura o plano de aplicação dos recursos para as atividades deste ano, com posterior prestação de contas.
 A comissão organizadora ficará encarregada de programar todos os eventos e atividades específicas de conscientização e valorização da cultura negra na formação e desenvolvimento do município paraisense, envolvendo para tanto não só a classe estudantil, mas todos os segmentos da comunidade, inclusive todos os meios de comunicação.
 Quatro reuniões já foram realizadas na Prefeitura para tratar da III SECON, marcada este ano para acontecer de 14 a 22 de novembro. Palestras; exibição de filme e documentário; apresentação de escolas municipais e grupo de capoeira; homenagem a personalidades negras paraisenses, incluindo ausentes e póstumas; missa de abertura e encerramento; feijoada e baile com show de samba e pagode e a realização do 2º concurso “Beleza Negra” foram confirmados na programação deste ano.
 Uma votação entre os membros definiu doze pessoas, sendo seis homens e seis mulheres, para serem homenageados em 2009. Foram citados 31 nomes. Também foram indicados nomes de personalidades negras falecidas e que serão lembradas durante o evento marcado para o dia 20 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan.
 Uma novidade proposta pelos membros será uma homenagem a algumas personalidades negras ausentes; pessoas que nasceram em São Sebastião do Paraíso, mas que foram morar e fizeram suas vidas em outras cidades, sem deixar o laço com a terra natal.
 O 2º concurso “Beleza Negra” está marcado para domingo, dia 15 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal e vem com novidades. Uma delas é a premiação em dinheiro não só para o 1º lugar, mas também para o 2º e 3º na categoria adulto. Poderão participar moças e rapazes com idade a partir de 15 anos. De 7 a 14 anos os participantes entram na categoria infantil, mas não concorrem ao prêmio de R$ 200,00 (1º), R$ 150,00 (2º) e R$ 100,00 (3º).
 Novidade também no julgamento. Este ano os participantes deverão se apresentar em traje afro, sendo avaliados neste item, além de conhecimentos da história e cultura afro. A comissão justifica que, por se tratar de um concurso “Beleza Negra”, realizado dentro da Semana de Estudos da Consciência Negra, a candidata (o) na categoria adulto, além de ter beleza e simpatia, deve demonstrar conhecimentos mínimos da História e da Cultura da raça a qual pertence. As inscrições serão de 3 a 6 de novembro, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura.