Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Campanha contra tuberculose é intensificada em Paraíso

05/10/2009

 O ambulatório de infectologia de São Sebastião do Paraíso decidiu intensificar a campanha contra a tuberculose no município.  Para a coordenadora Patrícia Cristina Paula Bícego, as atividades ocorridas em março, quando se comemora o dia mundial de combate à doença, surtiram efeitos e por isso a decisão em continuar com os esclarecimentos para a população.
 Todas as Unidades de Saúde de Família estão sendo orientadas para divulgar os sintomas e acompanhar o possível paciente. Segundo dados do ambulatório, em 2008 foram registrados 15 casos. Já neste ano até o momento são 14 pacientes diagnosticados, sendo que dois morreram em decorrência de complicações da doença. Patricia Cristina lembra que a tuberculose tem cura e para isso é imprescindível que a descoberta seja feita o mais breve possível.
 A tuberculose, popularmente conhecida como tísica, mancha no pulmão ou pulmão fraco, é uma doença contagiosa que atinge os pulmões, podendo também localizar-se nos rins, ossos, gânglios e outros órgãos. Quando atinge os pulmões, recebe o nome de tuberculose pulmonar, ao atingir outros órgãos é chamada de tuberculose extrapulmonar.
 Ela é transmitida através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala, e espirro de uma pessoa com tuberculose pulmonar. O contato direto e permanente com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoa ser infectada com o bacilo da tuberculose. As gotículas menores, contendo o bacilo da tuberculose, têm maior chance de atingir o pulmão, o­nde podem se instalar e se multiplicar livremente. As maiores, que se depositam no chão ou sobre objetos como copos, pratos, talheres, não oferecem perigo de transmissão de doença. Não se pega tuberculose bebendo no copo ou utilizando o mesmo talher do paciente, desde que bem lavados.

 Prevenção  —  Uma das formas de prevenção é a vacinação com BCG, administrada no braço direito da criança. Outra forma é através da qimioprofilaxia, que consiste no uso diário de uma medicação pelo período de seis meses, indicada para pessoas infectadas pelo bacilo, evitando assim o adoecimento.

 Sintomas  —  O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar é a tosse há mais de três semanas e expectoração (sintomático respiratório). Esta pessoa deve ser considerada um suspeito de tuberculose e encaminhado ao serviço de saúde para confirmação ou descarte do diagnóstico.
 Podem ocorrer outros sintomas como: dispnéia (sensação de falta de ar), dor no peito (tórax), hemoptise (tosse com sangue), suor (sudorese), febre, dor de cabeça, falta de apetite e apatia e prostação (sensação de cansaço), entre outros sintomas.

 Tratamento  —  A tuberculose é uma doença grave, mas que tem cura. O uso correto dos medicamentos, todos os dias, durante seis meses, garante o sucesso do tratamento. A medicação é fornecida pela Unidade, seu uso incorreto ou a interrupção do tratamento sem ordem médica leva ao aparecimento de bacilos resistentes, dificultando a cura.
 Em São Sebastião do Paraíso a pessoa que apresentar os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde da Família, o­nde o exame para detectar a doença é feito apenas com a coleta de secreção.