Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


USF prepara cursos para gestantes

05/10/2009

 As gestantes atendidas na Unidade de Saúde da Família Dr. Álvaro Pinto Vilela (USF São Judas) ganharam mais uma oportunidade de cuidar bem de sua saúde e de seus filhos. Desde o dia 16 de setembro elas estão recebendo informações de profissionais como dentista, fonoaudióloga, fisioterapeuta.
 Coordenado pela enfermeira Paulene das Dores Cirino, os encontros servem para o preparo das futuras mães. No primeiro encontro as participantes ouviram dos profissionais a importância do pré-natal e da alimentação.
 O próximo encontro está marcado para o dia 6 de outubro, o­nde serão tratados os temas relacionados a higiene bucal da mãe e do bebê e também as vantagens da amamentação na fala das crianças. No dia 28 de outubro a amamentação volta à pauta de discussão juntamente com a postura e respiração. O último encontro do ano será no dia 25 de novembro quando serão repassados à gestantes os sinais e sintomas do parto, que tipo de parto é oferecido, a importância do resguardo e os cuidados gerais que se deve ter com o recém nascido.
 Os encontros são realizados na sede do salão comunitário da associação do bairro e têm a duração de uma hora e quinze minutos. Para Paulene, os encontros são dinâmicos, o­nde os profissionais oferecem conhecimetnos e as gestantes trocam experiências de vida. “As pessoas se esquecem delas próprias devido às atividades cotidianas e este é um espaço para a gestante se reconhecer como mulher, mãe e esposa, curtir cada momento de sua gravidez, esclarecer dúvidas e inseguranças. E a equipe trabalha coletiva intensificando as ações de promoção e proteção da saúde, cuidados durante o pré-natal, parto, pós-parto e cuidados com o bebê, e incentivando o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança”, explicou Paulene.
 O curso é aberto a toda as gestantes atendidas pela USF. Para participar basta que a interessada procure as agentes comunitárias.