Paraíso inicia estudo para implantação do PDAP

30/09/2009

A Secretaria Municipal de Saúde, comandada por Marcos Rogério de Paula Oliveira, nomeou uma comissão que trabalha na elaboração do Plano Diretor da Atenção Básica em São Sebastião do Paraíso. A implantação do Plano é uma ação que vem para organizar e estruturar a atenção primária no município, através de parceria entre as secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
 Os principais objetivos são a organização da rede de saúde à partir da saúde primária e a redução da taxa de internação de fatores sensíveis ao tratamento ambulatorial de 28 % em 2010 para 16% a 21 % em 2023. A forma de implantação é através de oficinas educacionais com a coordenação da escola de saúde publica – MG, tendo período de concentração (facilitadores) e dispersão (toda equipe atenção primária).
 A elaboração do Plano passará por várias etapas. Entre elas, o diagnóstico local da atenção primária, organização dos processos de trabalho e também da vigilância em saúde, implantação e/ou fortalecimento de sistemas, incluindo a parte estrutural. A organização do Plano está dividida em dez etapas. Paraíso já completou quatro delas.
 Na terça-feira, 15 de setembro, os responsáveis pelo Plano apresentaram a membros do Legislativo, conselheiros tutelares e integrantes do Executivo como está o projeto, e como funcionará o plano quando este estiver em funcionamento.
 Com o Plano, o modo de fazer política em saúde será completamente diferente, sendo que a população terá que se adaptar às novas normas. Para o secretário Marcos Rogério, o Plano irá normatizar a área de saúde e todos ganharão. “O usuário do sistema de saúde poderá estranhar no início, mas no futuro irá concordar com a idéia do governo em organizar o setor”, explicou. Os integrantes da comissão acreditam que até o final do próximo ano, o Plano já esteja pronto para ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
 Os membros da comissão são: Christian Alves Neto (coordenador municipal), Elói Almeida Romão e Patrícia Lima Cassini (ambos médicos de família), Ana Carolina Leite Coelho Ferreira (coordenadora de Saúde da Família), Shirley Antônia Gonçalves Vanone (supervisora das Unidades de Saúde da Família - USFs), Gilmar Antonio Batista (enfermeiro de USF), Débora Talita D. Torresilha (coordenadora de Urgência e Emergência), Lucélia Aparecida Aguiar Cardoso (coordenadora de programas complementares) e Eliane Cristina Uzai dos Santos (chefe de Controle e Avaliação).