Notícias | + Listar todas
Vigilância Sanitária alerta sobre uso de águas de minas
25/09/2009
A coordenadora da Vigilância Sanitária de São Sebastião do Paraíso, Rosa Maria Pereira, informou esta semana que determinou interdição de três minas na cidade. Mina da Coolapa, do Chico Targino (avenida João Pereira de Souza) e Serrinha são os pontos que receberam além da interdição com placas informando que a água é imprópria para consumo humano.
Segundo Rosa, exames feitos há cerca de dois meses mostram que apesar de tais minas não apresentarem coliformes fecais, elas concentram níveis acima do permitido de Nitrogênio nitrito e nitrato. Para os químicos estas substâncias, se consumidas em grande quantidade, podem trazer complicações de saúde com o decorrer do tempo.
A decisão para a interdição dos locais foi tomada depois que a Vigilância analisou o resultado dos exames apresentados pelo laboratório de meio ambiente do Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (Ceduc). “Após o recebimento da análise decidimos por consultar a legislação pertinente para tomarmos a decisão correta”, ressaltou Rosa.
A coordenadora explica que o correto é que a população dê preferência para consumir o liquido tratado pela concessionária e não procurar formas alternativas para isso. Rosa ressalta que é prematuro concluir que a qualidade das águas das minas na cidade é a responsável por doenças surgidas nos últimos tempos.