Notícias | + Listar todas
Ternos de congo paraisense em Santo Antonio da Alegria
25/09/2009
São Sebastião do Paraíso esteve presente na festa do Congo em Santo Antonio da Alegria/SP. O evento, um dos maiores do gênero na região, aconteceu entre 4 e 7 de setembro. O município foi representados pelos ternos de congo Ipiranga, Sabiá, Os Anjos de São Benedito, União dos Filhos de São Benedito e os de moçambique Zambiê de Angola, Nossa Senhora do Rosário e Santos Dumont.
Na edição desse ano, muitos turistas passaram pela cidade para assistirem as apresentações folclóricas, manifestações que misturam religiosidade e cultura. “O evento tem seus significados próprios, ainda mais com a participação de grupos culturais como os de congo, moçambique, folia de Reis e vaiapós”, afirmou Angela Maria Duarte, chefe do departamento de Cultura, que esteve presente ao evento, destacando sua importância para o fortalecimento do intercâmbio cultural entre os municípios.
Há mais de cem anos Santo Antonio da Alegria realiza a festa do Congo, mantendo acesa a tradição folclórico-religiosa, tendo por merecido o título de “Cidade Folclore”.
“A festa foi excelente, fomos muito bem recebidos pela comissão organizadora, com muitos aplausos do público presente durante as apresentações”, afirmaram José Salvador Eustáquio, presidente da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro e Maria Aparecida Relíquias, presidente do terno de congo Sabiá.
A organização ofereceu aos ternos visitantes um almoço todos os dias. “Durante o evento fomos convidados para nos apresentar nos festivais de Orlândia e Casa Branca, podendo concluir que Paraíso tem uma congada e moçambique destaques no cenário nacional”, ressaltaram.
A festa contou com a presença de várias outras cidades.