Cultura lança projeto de Educação Patrimonial

21/09/2009

Prosseguindo nas atividades de preservação do patrimônio histórico municipal, o setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inicia o projeto de Educação Patrimonial 2009, este ano com o tema “Da cana-de-açúcar à tradicional rapadura”. As atividades estão em conformidade  com a  lei estadual 18.030/09, que trata da distribuição do ICMS Cultural em Minas Gerais.
 Para melhor aproveitamento, o projeto será dividido em quatro etapas, “numa clara demonstração aos alunos participantes e comunidade da importância da preservação dessa tradicional atividade produtiva que remonta aos tempos coloniais”, explicou Angela Maria Duarte, chefe do departamento de Cultura.
 O projeto consiste de palestras em sala de aula sobre a introdução e a importância econômica, política, social e cultural, decorrente da atividade canavieira; pesquisa de campo, com visita ao engenho de rapadura situado no bairro rural do Morro Vermelho, propriedade de Paulo Afonso de Paula; produção de rapadura artesanal, sob orientação do artesão Jaime  Francisco Guedes Carvalhais; e, apresentação final das atividades desenvolvidas pelos participantes do projeto, através de fotos em exposição na Casa da Cultura prevista para o mês de novembro.
 A equipe técnica responsável pelo projeto de Educação Patrimonial em Paraíso é formada por Angela Maria Duarte, Lucas Cândido de Oliveira e o historiador Luiz Ferreira Calafiori, atual presidente da Academia Paraisense de Cultura.