SES confirma morte por gripe suína em Paraíso e Itamoji

17/09/2009

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou na tarde de quarta-feira (16), que a morte de uma mulher de 54 anos ocorrida no final de agosto em São Sebastião do Paraíso  foi causada pela gripe Influenza A (H1N1).
 A vítima foi internada na Santa Casa paraisense no dia 7 de agosto e faleceu 20 dias depois. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Lucymeire Aparecida Bueno de Oliveira, a mulher não teve contato com pessoas suspeitas e nem saiu da cidade, o que confirma que o vírus já circula na cidade.
 A sugestão da equipe da Vigilância em Saúde é para que aquelas pessoas que estiverem com os sintomas mais grave de gripe com febre acima de 38° procurem o médico. O secretário Municipal de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, informa que não há motivos para pânico, mas ressalta que os cuidados com a higiene pessoal sejam mantidos e que qualquer sintoma que coincida com os já divulgados da febre, que o paciente procure o médico.
 Em São Sebastião do Paraíso, 155 pessoas passaram por monitoramento. Destes, 25 foram medicados e seis tiveram material recolhido e enviados para exames. Duas pessoas continuam internadas na Santa Casa, sendo um em estado grave.

ITAMOJI

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou na segunda-feira (21) mais uma morte causada pelo virus Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, na região.
 Uma mulher com idade entre 50 e 60 anos, moradora na cidade de Itamoji foi a vítima. Segundo informações da coordenação de Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso a paciente foi atendida e ficou por um período sendo assistida em sua cidade de origem e no dia 5, após complicações, com um quadro de pneumonia e insuficiência respiratória a mulher  foi transferida para a UTI da Santa Casa de Paraíso, o­nde não resistiu.