Notícias | + Listar todas
Paraíso na luta contra o câncer de mama
04/09/2009
A 10º campanha de combate ao Câncer de Mama levou mais de 100 mulheres das cidades de São Sebastião do Paraíso e Itamoji ao Ambulatório Municipal, no sábado, 22. O objetivo foi conscientizar a população feminina, sobre a relevância e gravidade do assunto. A campanha faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e conta com a colaboração de todos na luta pela redução do índice de mortalidade causado por essa doença. O diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura.
O evento contou com com uma equipe de 15 pessoas da cidade de Passos, sendo seis médicos da Santa Casa passense, dois residentes de Ribeirão Preto, entre oncologistas e mastologistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e assistente social. Além de ceder o Ambulatório, a Gerência de Saúde também forneceu funcionários de suporte, enfermeiros e médico. O setor também disponibilizou transporte para as moradoras de Termópolis.
De acordo com a assistente social responsável pelo evento, Fabiana Marques, essa campanha é realizada nas cidades de Cássia, Piumhi, Passos e Paraíso, sede das microrregiões. Os municípios se organizam, providenciam a realização da mamografia das mulheres e aquelas que se encaixaram nos critérios como: não ter sido atendidas em 2009 por especialista, ter acima de 40 anos ou 35 anos com fatores de risco e ser cadastrada no SisVidas. Caso os exames apresentem alteração, são feitos outros complementares.
A assistente social ainda comentou sobre a importância da divulgação da mamografia para o publico masculino. “Os homens também devem se preocupar com o câncer de mama, realizar o auto-exame e se preciso, fazer a mamografia. Já temos casos em nossa região de homens com essa doença” explica.
A responsável pela campanha no município foi Eliza Cristina de Sousa (enfermeira assistencial Saúde da Mulher), sob supervisão de Lucélia Aguiar Cardoso (enfermeira referência técnica do programa “Viva Vida” no município), que salientou a importância da campanha e principalmente da prevenção. “Esta é uma forma de fazer a prevenção, pois as mulheres são convidadas pelas suas unidades de saúde, realizam os exames, muitas pela primeira vez, e agora tem a chance de passar por um especialista. E depois da consulta, passam novamente com a enfermeira para aprenderem o auto-exame”, comentou. Ela ainda agradeceu a cooperação e motivação de toda a equipe, de Passos e Paraíso, que ajudou na organização do evento.
Para as moradoras de Termópolis, Leonilda Pontes Laurinda, 47 anos, e Maria Helena Martins Pedroso, 52 anos, a campanha foi considerada ótima. “Não temos condições de pagar o exame nem o médico, e facilitou muito o transporte que nos buscou para a consulta com o especialista; compensou a gente acordar cedo e vir pra Paraíso com esse frio. Estamos cuidando da nossa saúde”, comentaram.
A moradora de Itamogi, Zilda Donizete Delfino, que pela primeira vez realizou o exame, disse que não sentiu dor nenhuma e comentou: “se faz bem pra saúde, todas as mulheres devem fazer, porque não dói”. Todos os presentes foram recebidos com café da manhã e a campanha se estendeu até o meio dia de sábado.
fotos: Aline Andrade