Paraíso realizará Seminário Estadual de medidas sócio-educativas em meio aberto

31/08/2009

O município de São Sebastião do Paraíso foi escolhido para sediar o Seminário e Capacitação  sobre apresentação da Política Estadual das Medidas Sócio-educativas em Meio Aberto. A escolha foi feita devido ao fato de Paraíso possuir o programa através do projeto Vem-Ser, que funciona desde o ano de 2006.
 O projeto foi implantado pela Prefeitura para atender ao acordo realizado com a Justiça da Infância e Juventude local e atende as diretrizes de municipalização da política de atendimento e serviços destinados a dar retaguarda ao cumprimento das medidas sócio-educativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
 No estado de Minas Gerais somente sete municípios possuem esse programa, e o objetivo maior do evento é a capacitação e implantação de projetos nos municípios da região para acompanhar e atender adolescentes em conflito com a lei, inseridos nas medidas sócio-educativas em meio aberto.
 O seminário acontecerá somente na parte da manhã do dia 1º de setembro e está previsto a participação de 150 pessoas. Já a capacitação vai até o dia 4 de setembro e é restrita a 60 pessoas, de vários municípios da região, sendo todas diretamente ligadas ao tema. O evento é uma iniciativa do governo de Minas Gerais em parceira com a Prefeitura.
 A abertura do evento acontecerá na Libertas Faculdade, na próxima terça-feira, a partir das 8h30 e contará com a participação de Maurício Campos Junior, secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais; Ronaldo de Araújo Pedron, secretário de Atendimento às Medidas Sócio-educativas; Ludmilla Féres Faria, superintendente de Gestão das Medidas em Meio Aberto e Semiliberdade; Mauro Lúcio da Cunha Zanin, prefeito de São Sebastião do Paraíso; Marcos Rogério de Paula Oliveira, secretário municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso; Nélzio Antonio Papa Junior, Juíz da Vara de Infância e Juventude; Silvana da Silva Azevedo, promotora da Vara da Infância e Juventude e Rozi Mary Bulgari, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 Às 10h ocorrerá a palestra com o tema “Por que não internação?”, com Ludmilla Féres Faria e às 11h haverá um debate. Após o almoço, dois representantes de cada município da região seguirão para a capacitação que terá cinco módulos, divididos nos temas: “Históricos e Conceitos”, “Aplicação das Medidas Sócio-educativas (MSE)”, “Articulação de rede” e “Elaboração de Projeto”.
 As cidades convidadas foram Passos, Ibiraci, Monte Santo de Minas, Cássia, Poços de Caldas, Bambuí, Piumhi, Guaxupé, Guaranésia, Alfenas, Três Pontas, Varginha, Três Corações, Carmo do Rio Claro, Machado, Elói Mendes, Jacuí, Monte Belo, Muzambinho, Campos Gerais, Cabo Verde, Areado e Boa Esperança. Será conferido certificado aos participantes, que deverão fazer as inscrições antecipadamente pelo telefone 3558-6909.