Vacinação anti-rábica novamente é adiada em Paraíso

28/08/2009

Mais uma vez a campanha de vacinação anti-rábica foi adiada no municípío de São Sebastião do Paraíso. A decisão foi tomada devido ao número insuficiente de vacinas que a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Passos, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Belo Horizonte.
 Segundo o coordenador da campanha, Gustavo João Bernardino, inicialmente a campanha estava prevista para acontecer nos dias 8 e 15 de agosto. Propositalmente foi planejado dois dias de vacinação em Paraíso para se evitar tumulto e a falta da vacina. No entanto, a vacinação do dia 8 foi adiada para o dia 15 devido a não entrega das vacinas. Apesar delas terem sido entregue, vieram apenas 4.700 doses que se esgotaram ainda no período da manhã, gerando reclamações por parte dos cidadãos que não entenderam o motivo da falta.
 Para a vacinação do dia 29, esperava-se atingir 100% da meta, que é de 4.592 cachorros e 339 gatos. Porém, mais uma vez, só foram entregues 4.000 doses. Por esse motivo, os coordenadores da campanha decidiram novamente adiar a vacinação, afim de se evitar reclamações. “Estamos esperando receber o restante das doses para só então vacinarmos os animais que não receberam as doses esse ano”, explica Gustavo.
 A campanha agendada para a o distrito de Guardinha, está confirmada para o próximo dia 5 de setembro, das 8h às 17h no posto de saúde, uma vez que o numero de doses que recebemos será suficientes para atender a população canina daquele distrito.
 É preciso lembrar que cães e gatos acima de três meses de vida devem ser vacinados todos os anos contra a raiva. A vacina não tem contra-indicação e é gratuita na rede municipal de saúde.