Secretaria de Saúde recebe mais um resultado da gripe A

27/08/2009

A Secretaria Municipal de saúde de São Sebastião do Paraíso recebeu na tarde de quarta-feira, 26,  mais um resultado de exame sobre a nova gripe, Influenza A (H1N1). Dos cinco exames coletados, esse é o segundo resultado que chega ao município. De acordo com o laudo da Fundação Oswaldo Cruz,  a amostra coletada teve como resultado: “Influenza A/H1, linhagem suína”. Este é o primeiro caso positivo na cidade. O resultado é sobre paciente do sexo feminino, com idade entre 20 e 30 anos.
 Segundo informações do secretário de saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, a paciente viaja a cidade de Franca/SP, todas as semanas e, depois de acompanhar um parente no hospital naquela cidade, ela apresentou os sintomas da nova gripe e procurou o Pronto Atendimento. “Como os sintomas foram considerados graves, o médico solicitou a internação da paciente, imediatamente coletada a amostra, sendo a pessoa medicada com o Tamiflu” explica o secretário.
 Os sintomas apareceram no dia 31 de julho, data em que se coletou a amostra e no dia 2 de agosto ele deu entrada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro/RJ.  A paciente permaneceu internada na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso até o dia 3 de agosto, data em que teve alta hospitalar. Foi monitorada pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município e atualmente passa bem,  já se encontrando de volta à sua rotina.
 Assim que o resultado do exame foi recebido, Marcos Rogério solicitou uma coletiva com a imprensa. Todas as informações foram repassadas e uma cópia do laudo entregue a cada representante. Na coletiva ele mencionou todo o esforço do setor da Vigilância Epidemiológica em parceira com a Defesa Civil, e também a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Vírus Influenza A H1N1, citou que mais de 40 palestras foram realizadas no município, entre empresas e escolas públicas e particulares, além dos órgãos públicos e orientações em locais com grande movimentação como o camelódromo e o terminal rodoviário.
 O secretário reiterou que os cuidados devem permanecer os mesmos: bons hábitos de higiene, evitar locais fechados e com grande aglomeração de pessoas, a lavagem das mãos com água e sabão e o uso do álcool gel, entre outros. As palestras e orientações vão continuar e qualquer dúvida deve ser esclarecida diretamente com a Vigilância Epidemiológica.
 Apesar do foco estar voltado para a nova gripe, Marcos Rogério alertou sobre o perigo de água acumulada devido ao período de chuvas, o que pode ocasionar a dengue; “os sintomas da dengue se confundem com os da gripe e isso pode gerar confusão por parte das pessoas, por isso devemos ficar sempre atentos e cuidar sempre das nossas casas e da nossa saúde” finaliza.