Minas Olímpica/Paraíso vence Franca no basquete sub-17

25/08/2009

Na quinta-feira, 19 de agosto, a equipe sub-17 do Minas Olímpica/São Sebastião do Paraíso venceu a equipe da ASPA/Franca por 71 x 62, em jogo realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca/SP.
O jogo amistoso fez parte da preparação dos times de base para o calendário do segundo semestre de 2009, cheio de desafios para as duas equipes e foi bastante equilibrado e movimentado, mesmo tendo um caráter preparatório.
A equipe francana, tradicional no trabalho de revelação e preparação de jovens talentos e promessas do basquetebol brasileiro, começou o jogo  tentando fazer prevalecer sua superioridade, pelo menos na escalação de jogadores de respeito, inclusive atletas que já pertencem à seleção brasileira da categoria, tais como Léo e Fernando Minucci, além do fato de estarem jogando em casa, no Ginásio Pedrocão, verdadeiro templo da modalidade.
No entanto nada disso pareceu afetar os jogadores de Paraíso, que com simplicidade, humildade e muita determinação não se deixaram intimidar com todos estes fatores e encararam os adversários de igual para igual. O que se viu então foi um jogo muito pegado, com disputas intensas, marcação forte, variações táticas e jogadas de muita plástica e habilidade de ambas as partes. Um fator determinante no jogo de basquete, a maior altura dos pivôs, no caso desta partida uma aparente vantagem para a equipe de Franca, foi anulado em muitas ocasiões pela raça e disposição dos dois pivôs paraisenses, Enoc e Walace Lucas, que conseguiram marcar muito bem os grandalhões francanos e ainda anotarem muitos pontos dentro do garrafão do oponente. Outro destaque foram os armadores do Minas Olímpica/São Sebastião do Paraíso , Muller e Lupita, que souberam escapar da marcação pressão e distribuirem o jogo ou pontuarem.
A vitória final por 9 pontos foi comemorada pelo técnico de Paraíso, Jefferson Louis Teixeira: "Para nós esta vitória, mesmo que tenha sido num amistoso, vale muito, principalmente por nos mostrar que estamos no caminho certo, preparando bem estes jovens talentos que temos na mão para os enormes desafios que estão na agenda para este semestre" . A equipe sub-17 paraisense estréia semana que vem na Copa Minas, torneio da Federação Mineira de Basquete, em Poços de Caldas. Já a equipe da ASPA/Franca prosegue na disputa do regional de basquete do Estado de São Paulo.