Guardas Municipais recebem orientações sobre o H1N1

17/08/2009

Sob orientação da enfermeira Juliane Cristina Amorim, do setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, recebeu na terça-feira, 4 de agosto, uma palestra disponibilizando aos guardas municipais informações que orientam sobre como proceder numa situação atual, diante do risco apresentado pela Influenza A (H1N1), popularmente denominada como gripe suína.
 A recomendação estabelece restrições especiais às mulheres grávidas ou pessoas imunodeprimidas, como pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo. Crianças menores de dois anos e idosos com mais de 60 anos também estão incluídos neste grupo o­nde as restrições de viagem aos países citados devem ser observadas com mais rigor, pois estão sujeitos a um risco maior de desenvolverem complicações em decorrência da infecção pelo vírus da nova gripe.
 A informação para com os cuidados, sintomas e contágios estão sendo esclarecidas de forma que a Guarda Municipal faça parte desta campanha repassando os conhecimentos corretos para a população e atigindo um público maior.
 Devido os serviços prestados pela corporação em toda cidade, e o contato com muitas pessoas, é necessário manter atualizado e não facilitar nas medidas de proteção, tais como:
- não cumprimentar outras pessoas por meio de beijos, abraços ou apertos de mão;
- higienizar as mãos com água e sabão com frequência;
- evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- proteger com lenços (descartáveis) a boca e nariz ao tossir/espirrar;
- evitar aglomerações de pessoas e ambientes fechados;
- manter os ambientes ventilados.
 Diante da possibilidade de uma deterioração rápida das condições de uma pessoa, a OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu que pacientes e médicos fiquem atentos aos seguintes sintomas: falta de ar (tanto durante uma atividade física como em descanso), dificuldades para respirar, dores no peito, status mental alterado, febre alta por mais de três dias e pressão sanguínea baixa. Outros sintomas preocupantes são a cor azulada no corpo e cuspir sangue.
 Todas as palestras ministradas, serão acompanhadas pela Guarda Municipal, ajudando na orientação, distribuição de panfletos e segurança.