Vacinação canina é adiada em Paraíso

07/08/2009

A campanha de vacinação antirrábica, prevista para acontecer em Paraíso, nos dias 8 e 15 de agosto, foi adiada em uma semana. De acordo com o responsável pela campanha no município, Gustavo João Bernardino, o órgão responsável pela distribuição das vacinas, a Gerência Regional de Saúde (GRS Passos), comunicou na quarta, 5, que houve um imprevisto na disponibilização das doses, o que poderia ou não, atrasar a chegada delas em Paraíso.
 “Reunimos e decidimos por bem, adiar a campanha no município. Como não temos certeza que poderemos atender a todos que nos procurarem no dia 8, achamos melhor ter a vacina em mãos e só então realizar a campanha”, esclarece Gustavo. Todos os cães e gatos acima de três meses de vida devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes e parturientes.
 O novo cronograma ficou definido para o dia 15 de agosto nos seguintes postos: USFs Verona, Jardim Alvorada, Vila Formosa, Lagoinha, Asilo, San Genaro, Posto de Puericultura e a Praça de Esportes Monsenhor Mancini (Campão).
 Já no dia 29 de agosto,  as USFs  Santa Maria, Vila Mariana, Estação, Caic, São Judas, além do Posto de Puericultura e o Corpo de Bombeiros, estarão vacinando cães e gatos, também das 8h às 17h, sem fechar para almoço. No distrito de Guardinha a vacinação também foi adiada e vai acontecer na USF Carine Abud, no dia 5 de setembro, das 8 às 17h.
 Gustavo relembra ainda que não é permitido a entrega das doses para o proprietário vacinar em casa. Segundo ele, o próprio Ministério da Saúde proíbe a vacinação por pessoas que não estejam preparadas, vacinadas e treinadas para vacinar os cães. “Todos nossos vacinadores são imunizados, preparados e treinados para vacinar cães e gatos. E em caso de mordedura ou acidentes com  os animais, fica mais fácil o tratamento dos nossos agentes”, comenta.
 Outro ponto importante a ser lembrado é que os cães devem estar de coleiras e os de grande porte, como os pitbuls, rotweilers e outros, também devem usar obrigatoriamente a focinheira e acompanhados de adultos que suporte segurar o animal. A vacina é específica contra a raiva e não tem contra indicação, além de ser gratuita.