Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

01/07/2009

São Sebastião do Paraíso realizou na quinta-feira, 25 de junho, a II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Microrregião do Médio Rio Grande. O evento foi promovido em parceria realizada entre a Prefeitura, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião do Paraíso.
 A conferência teve como tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” e mais de 250 pessoas estiveram presentes ao evento, sendo vários representantes das cidades de Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas,  Piumhi, Pratápolis, São José da Barra, São Tomas de Aquino, Ilicinea, Vargem Bonita, São Roque de Minas, Jacuí, Itamoji e Paraíso.
 Na abertura do evento, o prefeito de São Sebastião do Paraíso e presidente da Ameg, Mauro Zanin, destacou que essa foi a primeira conferência com tamanha representatividade. “Devido a essa grande presença, espero que saiam soluções locais e regionais para a melhoria da rede de proteção social. Acredito que temos que contar com uma maior participação da área da educação regional como forma de otimizarmos os recursos empregados na área de forma a contribuir na melhoria da condição de vida dos nossos jovens e das nossas crianças. Temos que ter a ousadia de escrever e fazer planejamento do que queremos e o­nde queremos chegar”, concluiu Zanin.
 Dentre os palestrantes do dia, a assistente social da comarca de Pratápolis, Maria Juliana Andrade Almeida, falou sobre a família e a rede de proteção social: reflexos e desafios. Dentre os pontos destacados em sua explanação estão que “muitas famílias são chefiadas por mulheres e precisamos ver isso com mais naturalidade, sem preconceitos. Infelizmente mais de 60% das crianças e adolescentes do Brasil não recebem pensão alimentícia, ou seja, isso significa não só a ausência financeira, mas também a ausência de um pai compondo a mesa, participando do dia-a-dia e da formação do ser humano, aponta a fragilidade que a família enfrenta para a sobrevivência”, citou a palestrante.
 Outro tema trabalhado foi “a construção da política e do plano decenal dos direitos da criança e do adolescente”, ministrada por Hudson Roberto Lima, conselheiro estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, destacando que “a criança deve ter seus direitos respeitados principalmente dentro de casa, o­nde hoje, a maioria das violações acontece. Seja violações sexuais ou de mão de obra”.
 No período da tarde foram apresentadas experiências de sucesso realizadas nas cidades de Carmo do Rio Claro, com o Seame (Serviço Educacional e de Promoção da Juventude) apresentada por Maria Alice Almeida Pereira. De Piumhi, o programa “o adolescente, o jovem e o direito á profissionalização” foi apresentado por Luciane Hostalacio da Costa, aluna do curso de Direito da Faculdade de Piumhi. E de São Sebastião do Paraíso, o projeto Vem-Ser apresentado pela Flávia Lizareli, psicóloga.
 Ao fim das apresentações foram realizados debates temáticos com a apresentação das propostas elaboradas e que, junto com os delegados municipais eleitos por cada município, serão apresentadas na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada no final do mês de agosto.
 Dentre as autoridades presentes, além do prefeito de Paraíso Mauro Zanin, esteve também o chefe do executivo de Carmo do Rio Claro, Antônio Vítor; o vice prefeito de Itaú de Minas, Ronilton Cintra; o presidente da Câmara Municipal paraisense, Ailton Rocha de Sillos e o juiz da vara da Família, Sucessões e dos Diretos da Criança e do Adolescente da Comarca local, Nélzio Antônio Papa Júnior.
 Pela presidente da conferência e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade sede do evento, Rozi Mari Bulgari, foi destacada a importância e representatividade da reunião. “Estou muito satisfeita com a participação dos municípios e com o resultado da conferência, acredito que a região será muito bem representada na etapa estadual e com propostas sólidas para melhorarmos o atendimento aos nossos jovens e nossas crianças”, concluiu.