Troféu Cidades Irmãs: Paraíso vence primeira disputa

16/06/2009

Na fria noite de sábado, 13 de junho, o Ginásio Castelão em São Sebastião do Paraíso foi palco da primeira disputa do Troféu Cidades Irmãs no Basquete, entre as equipes de Paraíso e Passos, cidades separadas por 55 km, mas muito ligadas pelo esporte, especialmente o basquete.
 Esta disputa, que pretende se renovar a cada semestre, foi vencida em sua primeira edição por Paraíso, cujas equipes venceram os quatro desafios da noite. O primeiro ponto paraisense foi conquistado pela sua equipe sub-17, que venceu Passos por 90 x 36. O jogo, encarado como mais um teste importante antes das finais da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo (Lidarp) que acontecem no próximo final de semana, foi amplamente dominado pelos jovens talentos do Paraíso Basquetebol comandados por Jefferson e Luisão.
 Desde o início Paraíso se manteve à frente do placar, utilizando para isso todos os seus jogadores, o que imprimiu um ritmo forte do princípio ao fim da partida.  “Mais do que a vitória, a partida nos mostrou a evolução do nosso grupo, que tem amadurecido muito e aprendido a cada novo jogo. Estas lições nos fazem trabalhar ainda mais duro nos treinamentos e nos prepararmos melhor para as finais da Lidarp, do Joju e do Campeonato Mineiro da categoria, nossos próximos desafios”, comentou Jefferson.
 Os principais pontuadores paraisenses foram Luis Muller, Enoc e Mateus "Mutombinho" com 15 pontos cada, Diego "Cozido" com 13 e Henrique com 11. Por Passos os maiores pontuadores foram Igor com 13 pontos e Pedro Henrique, com 7. Em seguida foram disputados os torneios de arremesso da linha dos três pontos, vencido por Ederson "Mutombo" do Paraíso Basquetebol; e de enterradas, vencido por Rodolfo "Diamante", também do Paraíso Basquetebol.
 Encerrando a noite de basquete, se enfrentaram as equipes do Paraíso Basquetebol e do Passos Basquete, categoria adulto. Os dois adversários da próxima fase dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) entraram em quadra com muita disposição, mas a equipe paraisense logo impôs o seu maior condicionamento físico, tático e técnico, abrindo rapidamente uma boa vantagem, conseguida com belos lances de habilidade e força. Sem contar com Leandrinho, armador que está com uma séria contusão e com Gustavo, o outro armador que também se contundiu durante a partida, o técnico e jogador Jefferson teve de assumir a função, comandando dentro da quadra as ações de seus jogadores, o que fez até o resultado final de 99 x 43 em favor do time paraisense.
 Os principais pontuadores do Paraíso Basquetebol foram Jefferson com 19 pontos, Ederson "Mutombo" e Rodolfo "Diamante" com 16 e Dinho e Gustavo com 12 pontos cada. Na equipe passense os principais pontuadores foram Vagson com 12 pontos, Danilo e Alexandre com 9 pontos cada um.
 Ao final das disputas, Paraíso somou 4 pontos, ficando com a posse provisória do troféu Cidades Irmãs, até o próximo semestre, quando Passos organizará o segundo encontro entre as cidades irmãs no basquete.
 No próximo final de semana a equipe sub-17 de São Sebastião do Paraíso disputará as finais da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo e a equipe do Paraíso Basquetebol fará um amistoso com o time da cidade de Formiga. Os jogos acontecerão em Paraíso.