Notícias | + Listar todas
Paraíso prepara campanha de vacinação contra paralisia infantil
15/06/2009
A Diretoria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, através do setor de Vigilância em Saúde, divulgou o planejamento das ações de imunização para a campanha contra a paralisia infantil.
De acordo com a coordenadora do setor de Imunização, Patricia Aparecida Silva, a primeira etapa da campanha, em Paraíso, terá inicio na segunda-feira, 15 , e o término previsto para a sexta-feira, 26. A meta é vacinar 5.343 crianças de zero a cinco anos.
Serão disponibilizados sete postos de vacinação no município além de um no distrito da Guardinha. São eles: Unidade de Saúde da Família (USF) dos bairros Planalto, Alvorada, São Judas, Estação, Asilo e a do Centro, localizada no Posto de Puericultura; além da sala de pediatria e do distrito da Guardinha. O horário de vacinação é das 7h às 11h e das 12h às 16h em todos os postos, de segunda a sexta-feira.
No sábado, 20 de junho, será comemorado o dia nacional de vacinação contra a paralisia infantil e diversas surpresas estão sendo preparadas para atrair a criançada, dentre elas, a distribuição de balas e a presença do personagem “Zé Gotinha”.
Patricia ainda explica que a poliomielite ou paralisia infantil, como é mais comumente conhecida, é altamente infecciosa. Somente humanos podem contrair a doença. Os pacientes são mais infecciosos de dez dias antes a dez dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, eles podem espalhar a poliomielite pelo tempo que o vírus estiver no intestino e saliva. O vírus pode ser encontrado na saliva de pacientes por aproximadamente uma semana depois do aparecimento dos sintomas e no intestino por três a seis semanas. “A vacina existe, em forma de duas gotinhas, o que não dói nada, e ainda protege a criança para toda vida. Essa é única maneira de se evitar a poliomielite” comenta Patricia.
Como vários tipos de vacina, a da poliomielite também precisa de um reforço, ou seja uma segunda dose, para melhor imunização. A segunda etapa da campanha já está prevista para o mês de agosto, de 17 a 28 e toda criança vacinada na primeira etapa deve se vacinar na segunda. É necessário também levar o cartão de vacinação da criança, para atualização de todas as vacinas.