Cosems Passos realiza curso Básico de Regulação do SUS

10/06/2009

De 1 a 4 de junho foi realizado na Gerência Regional de Saúde de Passos (GRS-Passos), o primeiro módulo do curso Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
 O curso foi ministrado pelos tutores Wandilson Aparecido Bicego, de São Sebastião do Paraíso, e Orminda Maria Freire Silveira, da cidade de Passos, que anteriormente foram escolhidos e capacitados, com mais 58 pessoas de todo o Estado de Minas Gerais, através da Capacitação de Tutores, oferecida pela parceria do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).
 No primeiro módulo do curso, com 32 horas de duração, foram abordados os seguintes temas: “A atenção á saúde no SUS” (Política Pública e o SUS, Modelos de Atenção, Gestão e Planejamento em Saúde e Financiamento e Controle Social) e “Regulação em saúde”(Conceitos e Diretrizes, Sistema de Informações, Contratualização e Complexos Reguladores).
 No total, 28 pessoas participaram desse primeiro módulo, sendo que cada cidade sob a responsabilidade da GRS Passos enviou um funcionário que já tenha contato com a área, afim de agregar conhecimentos e trocar experiências do dia-a-dia.
 De acordo com o tutor do curso e também coordenador do Serviço de Controle e Avaliação de Paraíso, Wandilson Aparecido Bicego o curso oferece instrumentos para organizar o sistema de saúde público, através do planejamento e avaliação do sistema, no intuito de reorganizar e otimizar o acesso ao paciente: “o curso resgatou várias informações e foi muito interessante pois, os participantes que não tinham o conhecimento teórico do que é regulação,  já faziam o trabalho, porém não sabiam” explica Wandilson.
  De acordo com o site do Cosems o curso tem como objetivo principal a transformação das práticas nas áreas de regulação, controle, avaliação e Auditoria, incorporando saberes e adequando-se às atuais necessidades da gestão do SUS, além de identificar a importância dos Sistemas de Informação e introduzir o processo de auditoria das ações e serviços informados no SIA (BPA – Boletim de Produção Ambulatorial e APAC – Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade) e no sistema de informações hospitalares (SIH).
  O segundo módulo já está agendado para os dias 15, 16,17 e 18 de junho, também em Passos e abordará os temas: “Controle e avaliação das ações e serviços de saúde (Controle das Ações e Serviços do SUS, Controle Ambulatorial e Hospitalar, Monitoramento da Produção e Avaliação de Sistemas de Serviços) e Auditoria da Atenção à Saúde no SUS (Auditoria em Saúde, Auditoria da Atenção à Saúde, Auditoria de Serviços e Auditoria de Gestão e dos Recursos Financeiros) com total de 32 horas. Já a terceira e última etapa, que abordará sobre o sistema TAB-WIN/TABNET, será realizada nos dias 24 e 25 de agosto. Todos os participantes receberão certificado.