Educação desenvolve cursos de aprendizagem em rede

27/05/2009

A Diretoria Municipal de Educação iniciou neste ano um novo formato para os seus cursos de Formação Continuada e Reuniões de Módulo II. O diferencial é a presença das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos cursos oferecidos. Para viabilizar a formação do professor com a utilização das TICs, foi criado um sistema de ensino à distância utilizando o ambiente Moodle, o­nde os professores interagem através de fóruns, chats, wikis e outras tecnologias.
 Segundo Ana Maria Costa Heto, idealizadora e responsável pelo projeto “Aprendizagem em Rede”, os professores precisam “aprender a aprender” com as tecnologias, para saber ensinar com elas. “Queríamos dar um novo formato aos cursos oferecidos e às reuniões de Módulo II com a presença do computador, internet e outras mídias; assim, sentimos a necessidade de criar um ambiente inovador”, comentou Maria Luíza Coelho de Pádua, diretora de Educação, durante a apresentação do projeto ao prefeito Mauro Zanin.
 Já estão em andamento três cursos: Aprender a Escrever – a Apropriação do Sistema Ortográfico; Informática Educativa; e, Criação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares,  com a participação de aproximadamente 50 professores das 13 escolas de ensino fundamental e seis centros de educação infantil do município. O próximo curso será o Gestar II, para professores de Língua Portuguesa e Matemática das redes municipal e estadual de ensino. Ambos os cursos possuem encontros presenciais e são complementados com atividades a distância.
 A próxima etapa de implantação do projeto prevê encontros virtuais das assessoras pedagógicas da Diretoria de Educação com os professores das unidades de ensino durante as reuniões de módulo II. Os professores, nos laboratórios de informática das escolas, participarão de discussões com as assessoras e poderão colocar dúvidas, trocar experiências, enfim, aprender com as tecnologias.
 O projeto foi apresentado ao prefeito Mauro Zanin e ao vereador Walker Américo Oliveira em uma reunião na Sala de Formação da Diretoria de Educação. Na oportunidade, o prefeito comentou que se trata de um projeto ousado e inovador e sugeriu que fosse feito um estudo dos procedimentos legais para que os servidores do quadro de magistério pudessem receber um subsídio para adquirir o seu laptop.