Paraíso atinge 83% em campanha contra a gripe

19/05/2009

O município de São Sebastião do Paraíso atingiu a meta de 80% na campanha de vacinação contra a gripe em pessoas acima de 60 anos, conforme dados oficiais do setor de Vigilância em Saúde. Apesar da campanha ter sido prorrogada pelo Ministério da Saúde até sexta-feira, dia 15, o município conseguiu atingir 83% da população alvo no dia 8.
 Os 100% da campanha corresponde a 7770 pessoas com 60 anos ou mais. A meta é de vacinar no mínimo 80% dessa população, que corresponde a 6.218, e o município já conseguiu com que 6.430 fossem vacinados.
 De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Imunização, Patricia  Aparecida da Silva, a campanha foi um sucesso e em alguns dias, houve a formação de filas nos postos de vacinação. “Finalmente as pessoas estão se conscientizando que a prevenção ainda é o melhor remédio. Além da vacina ser uma ótima aliada na prevenção de gripes e principalmente na redução da incidência de doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, também reduz  hospitalizações por pneumonias e  outras doenças respiratórias”, ressaltou.
 O importante, segundo ela, é que já está acabando o  mito de que quem tomou a vacina fica gripado, “temos vários depoimentos de pessoas que fazem questão de se vacinar e comentam que depois que se vacinaram, foram poucas as vezes que ficaram resfriados. E isso nos deixa muito contentes”, comenta Patricia.
 Segundo o gerente de Saúde , Christian Alves Neto, o sucesso da campanha se deu devido ao grande entrosamento e apoio de toda a equipe de saúde. “Foram feitas reuniões para se traçar estratégias no intuito de vacinar toda a população que tem direito à vacina. Reunimos vários coordenadores de toda a saúde e mostramos que a colaboração de cada um é essencial para o bom desempenho não somente da campanha de vacinação mas de todos os serviços oferecidos pela Saúde Municipal. Estamos colhendo os frutos da organização e do planejamento. Aproveito e deixo aqui os nossos agradecimentos a todos que se empenharam na campanha e o resultado de 83%  nos deixa muito orgulhosos”, afirma Christian.
 Dentro das estratégias traçadas, Christian ressaltou a grande participação  das equipes de Unidades de Saúde da Família que, além da vacinação na sede, realizou também a busca ativa, ou seja, disponibilizou funcionários para sair de casa em casa em busca da população alvo para a campanha. Além disso, vacinadoras também foram disponibilizados nas portas das agências bancárias, nas zonas rurais, portas de supermercados e até no estande da Prefeitura Municipal, durante a realização da Exparcafé. “Toda a equipe esteve muito empenhada e não mediram esforços para realizar da melhor maneira possível a vacinação. Nossos agradecimentos também, á mídia de todo o município, que teve papel fundamental na divulgação desta campanha”, comenta Christian.
 Mesmo com a meta atingida, a vacinação continuou no município, exclusivamente para as pessoas acima de 60 anos, até na sexta-feira, 15, nas  Unidades de Saúde da Família Jardim Planalto e São Judas, Posto de Puericultura e no distrito de Guardinha.