Escolas vão apresentar propostas ao Plano Diretor

15/05/2009

Alunos das escolas estaduais Clóvis Salgado, Paula Frassinetti, Ana Cândida de Figueiredo, Benedito Ferreira Calafiori e também do Colégio Paula Frassinetti e do Cesec Alda Polastre apresentam nesta segunda-feira, 18, às 18h, no auditório do Ceduc, propostas para a revisão do Plano Diretor de São Sebastião do Paraíso. A reunião é pública.
 Na pauta dos trabalhos, a presença do prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin que fará a abertura da reunião, seguido da apresentação das etapas já realizadas e do cronograma de atividades futuras pelo corpo técnico. Participaram da elaboração destas propostas, cerca de 140 alunos, dez professores e seis diretores de escolas. As atividades começaram no dia 6 de abril.
 Os integrantes do Núcleo Gestor e do grupo de agentes comunitários foram divididos para dar suporte aos trabalhos das escolas e tornaram-se padrinhos, com os alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) atuando como monitores.
 A metodologia proposta estabeleceu a participação de grupos de alunos – uma média de 20, das unidades de ensino médio do município, indicados pelo corpo docente e direção para a realização das atividades de pesquisa de opinião pública, oficinas comunitárias para estudo do Plano Diretor e a elaboração de um relatório contendo o resultado das atividades, além da apresentação de uma análise do grupo participante em uma reunião aberta à comunidade.
 Foram realizadas em torno de 750 pesquisas de opinião pública e cinco reuniões comunitárias. A cidade foi dividida em seis áreas urbanas, com cada uma sendo trabalhada por uma unidade de ensino geograficamente próxima ou inserida no espaço determinado.
 A metodologia aplicada no processo de revisão do Plano Diretor participativo de São Sebastião do Paraíso segue as exigências do Ministério das Cidades. O corpo técnico, atendendo as especificidades dos integrantes do Núcleo Gestor e do grupo de Agentes Comunitários, optou por ampliar e diversificar os procedimentos utilizados na fase de Leitura Comunitária, buscando maximizar seus resultados.
 Este procedimento visa inserir no processo de revisão a camada da população que tem maior representatividade em termos numéricos do município, sendo também a que maior  defasagem possui em termos de ocupação e é a que mais rapidamente atuará dentro das diretrizes a serem pactuadas no Plano Diretor.