Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22 abril

17/04/2009

Com a chegada do tempo frio, a Diretoria de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso já se prepara para a campanha nacional de vacinação contra a gripe em pessoas acima de 60 anos. Os trabalhos começam na quarta-feira, 22 de abril. Porém, no dia 25 os postos de vacinação e as 14 Unidades de Saúde da Família estarão trabalhando das 8h às 17h.
 A vacina estará disponível até o dia 8 de maio para as pessoas cima de 60 anos e após esse período poderá ser encontrada para profissionais da área da saúde, população carcerária e através de prescrição médica para pessoas menores de 60 anos portadoras de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfizema e males que causam deficiência do sistema imunológico.
 A doença pode infectar qualquer pessoa, independente da idade, mas em idosos, a tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais são maiores. Daí a importância da mobilização.
 A distribuição e a aplicação da vacina devem envolver vários profissionais, além de carros, que irão auxiliar na locomoção a lugares de difícil acesso como nas zonas rurais. O setor de imunização já tem disponíveis aproximadamente 3.000 doses que foram repassadas pelo Ministério da Saúde.
 De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Lucymeire Aparecida Bueno de Oliveira, “a principal medida de prevenção da gripe pelo vírus Influenza é a imunoprofilaxia (vacina), não conseguindo desenvolver imunidade duradoura contra a gripe, pois a cada nova temporada o vírus que surge é geneticamente diferente do anterior. Por essa razão, a preparação de uma vacina antigripal precisa ser reformulada anualmente, a partir das características do vírus que estão circulando no mundo todo naquele momento”, explica.
 A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolve estudo de supervisão internacional para detectar e caracterizar os vírus responsáveis pelas diferentes epidemias de gripe. Esse trabalho tem permitido reformular rapidamente as preparações vacinais para adaptá-las às novas variedades do seu causador em cada surto.
 A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados no Asilo São Vicente de Paulo e os da zona rural. Em 2008, a mobilização atingiu 78% de cobertura vacinal no município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%.
 Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, “a vacinação é importante porque reduz as internações de idosos com complicações provenientes da gripe, a exemplo da pneumonia, bronquite e outros problemas respiratórios mais graves, ao mesmo passo em que reduz a mortalidade”,  comentou Lucymeire.
 A campanha de vacinação do idoso contra a gripe, que vem ocorrendo desde 1999, destina-se também aos que já foram imunizados em anos anteriores, já que a vacina requer uma dose anual. Além da imunização contra o Influenza, serão oferecidas vacinas contra difteria, tétano e febre amarela para todos os maiores de 60 anos ainda não vacinados.