Eleita a nova diretoria do Cosems-MG

25/03/2009

Assim como acontecido na eleições do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), regional de Passos, o­nde o diretor de Saúde de São Sebastião do Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira, foi reeleito presidente do órgão,  nas eleições para o presidente estadual, o secretário de saúde de São Lourenço, Mauro Guimarães Junqueira, também foi reeleito para  o biênio 2009/2010.
 As eleições aconteceram simultaneamente ao 2º Encontro Estadual de Saúde, e foram realizadas no dia 18 de março, quarta-feira. Mais de 600 gestores municipais de saúde de todo o Estado estiveram presentes ao evento e aclamaram por unanimidade a chapa única, que teve Mauro Guimarães Junqueira, secretário de saúde de São Lourenço como presidente;     Gilson Urbano de Araújo, de Diamantina, como vice-presidente; e Valter da Silva Gonçalves, de Teófilo Otoni, como secretário geral.
 O presidente do Cosems-Passos e diretor de Saúde e Ação Social de Paraíso, Marcos Rogério, faz parte da chapa  eleita no cargo de membro da Comissão Intergestora Bipartite Estadual (CIBE). O Cosems-MG é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.
 O  colegiado tem por finalidades lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível. É constituído pelas seguintes instâncias deliberativas e executoras: Assembléia Geral, Diretoria Executiva, Conselho de Representantes Regionais, Colegiado Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cosems  Regional), Conselho Fiscal, Comissões Intergestores Bipartite Estadual (CIBE), Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Conselho Estadual de Saúde o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).