Diretoria de Saúde participa de curso de capacitação

25/03/2009

Uma equipe composta por seis servidores da Diretoria de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, participou de cursos  em Belo Horizonte, na segunda, 16. Os cursos fizeram parte da programação do 2º Encontro Estadual de Saúde, promovido pelo Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais ( Cosems-MG), pelo Sistema Único de Saúde, (SUS) e também pelo Governo de Minas Gerais.
 Apesar do evento ter três dias de duração, o curso destinados aos técnicos foi realizado apenas na segunda-feira, 16, das 8h às 17h, no Minas Centro e contou com a seguinte programação: “Aspectos jurídicos da gestão em saúde”, “Controle Social”; “Gestão do Fundo Municipal de Saúde”; “Pacto pela Saúde”; “Estruturação da Vigilância em Saúde Municipal: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental” e “Instrumentos da Gestão do SUS” tendo como participantes os servidores Divina Elaine Amaral, Osmair Eugênio de Jesus Góes, Adriana Rogeri, Aline Mariane Andrade, Lucymeire Aparecida Bueno de Oliveira e também o diretor de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira.
 De acordo com as informações da organização do evento, 1.200 vagas foram abertas para todo o Estado e mais de duas mil pessoas estiveram presentes  nos cursos.
 Segundo o diretor de Saúde e também presidente do Cosems-Passos, Marcos Rogério de Paula Oliveira, o curso foi de grande valia para todos os presentes. “A heterogeneidade dos frequentadores dos cursos, tanto prefeitos, gestores de saúde e técnicos, de todas as regiões de Minas Gerais, fez com que a troca de experiência fosse muito grande. Discutimos muito o dia-a-dia de uma secretaria de saúde, os problemas enfrentados e a possível solução deles”.
 Em relação ao Cosems, Marcos explicou que “reforçaram bastante sobre a importância dos gestores em se unirem e frequentarem as reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), pois só assim conseguiremos maior representatividade junto ao Estado, conseqüentemente trazendo mais benefícios à saúde da população regional”.
 Simultaneamente ao Encontro Estadual de Saúde, vários estandes foram montados numa feira com os programas da SES/MG: Saúde em Casa, Farmácia de Minas, Pro-Hosp, Urgência e Emergência, Regulação, Cosems, Fundação Ezequiel Dias (Funed), entre outros.  O evento teve seu término na quarta-feira, 18.