Prefeito cumpre agenda de compromissos em BH

18/03/2009

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, cumpriu uma extensa agenda de compromissos em Belo Horizonte e com resultados positivos para o município. O primeiro dele foi o 2º Encontro Estadual de Saúde, que contou também com a participação do diretor Marcos Rogério de Paula Oliveira. O evento tem o objetivo de apresentar os programas estruturadores do Estado na área de Saúde, os gestores municipais e prossegue até a próxima quarta-feira, 18.
 Os temas abordados são Atenção Primária, Redes de Atenção, Sistemas Logísticos e de Apoio, Vigilância em Saúde, Gestão do SUS e Regionalização. Simultaneamente, acontece uma Mostra de Saúde com exposição de vários estandes temáticos dos programas da SES, bem como das fundações Ezequiel Dias (Funed), Hemominas e Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Na abertura o encontro contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana.
 Zanin esteve na Copasa (Companhia de Abastecimento de Minas Gerais) tratando sobre o projeto executivo do tratamento do esgotamento sanitário em São Sebastião do Paraíso. O meio ambiente é uma preocupação crescente no mundo todo, e no município estão sendo buscadas alternativas para este grave problema. Os córregos que passam pela cidade recebem os dejetos “in natura” causando a poluição dos mesmos, além de mau cheiro e o aumento no número de doenças infecto-contagiosas.
 Alguns bairros da cidade, como João XXIII e Parque São Francisco convivem com o problema devido à proximidade com o córrego do Matadouro que recebe parte do esgoto da cidade e deságua no córrego Liso, sendo que este se encontra com o ribeirão Santana que é usado para o abastecimento de água em Paraíso.
 Os números da Diretoria Municipal de Saúde mostram que em locais como os citados, é grande o número de casos de doenças tipicamente causada pelo contato com água contaminada. Fazendo-se necessária a implantação do sistema de tratamento do esgotamento sanitário na cidade para também adequar o município às normas ambientais exigidas por lei.
 O projeto inicial prevê a construção da rede coletora, dos adutores e das estações de tratamento, que no caso de Paraíso seriam três: nas bacias dos córregos Liso, Rangel e do Bosque, devolvendo a água contaminada com 98% de pureza. Todas as fases do processo foram apresentadas aos presentes.
 Com a construção dos adutores, o esgoto que hoje corre a céu aberto seria canalizado e não prejudicaria mais, com todos os seus males, a população que hoje mora próxima a esses córregos, melhorando assim a qualidade de vida desses moradores.
 Outro compromisso cumprido pelo prefeito paraisense foi com o sub-secretário de Esportes de Minas Gerais, Rogério Romero, para tratar do cronograma das obras do Centro Mineiro de Excelência Esportiva (Centro Olímpico). As obras seguem em ritmo acelerado na parte interna para a sua inauguração, prevista para o mês de aniversário da cidade.
 Pelo tamanho do prédio, existem frentes em diversos andares realizando serviços de pintura, aplicação de gesso nas paredes e no teto, assentamento de piso, o fechamento e reboco da parede dos fundos além do aumento do refeitório. Ainda estão previstas a urbanização da área externa do centro, a colocação das cadeiras nas arquibancadas e o piso “flutuante” na quadra, no mesmo modelo utilizado nos jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, especialmente desenvolvido para diminuir os impactos dos atletas com o solo durante as competições. Quando estiver finalizado, a capacidade de expectadores será de cerca de quatro mil pessoas, ainda contará com alojamentos para atletas, lanchonetes, vestiários, cantina, banheiros, salas administrativas, academia, elevadores e acessibilidade total a pessoas portadoras de necessidades especiais.
 O centro inclusive está como um dos destaques no site da Secretaria de Esportes de Minas Gerais, e pode ser acessada através do endereço:
 Outro compromisso cumprido pelo prefeito Mauro Zanin foi agendado pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes com o secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos de Carvalho, o­nde o aterro sanitário foi o tema discutido.
 O aterro sanitário de Paraíso está com área adquirida e projeto pronto para ser executado. Os recursos para sua conclusão estão sendo buscados junto aos governos estadual e federal, uma vez que giram em torno de R$ 2 milhões. A reunião foi analisada como positiva pelo chefe do executivo paraisense.
 Por fim Zanin esteve na Setop (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais) para retirar o convênio de recapeamento da avenida Zezé Amaral. A exemplo do serviço realizado na avenida Wencesleu Bráz, os recursos, garantidos através do trabalho do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, possibilitarão a recuperação do pavimento, deixando-o em melhores condições de tráfego. O valor é de cerca de R$ 180 mil e o processo licitatório para sua execução deverá ser realizado em breve.
 Mauro Zanin analisou como muito proveitosa a estada na capital mineira. “Muito positiva e produtiva. Pudemos tratar de assuntos de extrema importância para a nossa comunidade, como o tratamento do esgoto e o aterro sanitário, e ainda sabermos o que o Estado está planejando para a área de saúde, além do contato com a Secretaria de Esportes que inclusive está destacando nosso Centro Olímpico em seu site oficial. Isso mostra que o município de Paraíso é respeitado pelo Governo do Estado pela sua seriedade e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. E estamos voltando com o convênio de recuperação da (avenida) Zezé Amaral que conseguimos através do trabalho do deputado Antônio Carlos Arantes e já podemos fazer a licitação e recuperar essa importante via de tráfego de nossa cidade, a exemplo do que fizemos na avenida Wencesleu Bráz”, concluiu o prefeito.