Prefeitura de Paraíso realiza diversas obras na cidade

16/03/2009

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, visitou na última semana diversas obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura. A primeira parada foi no Centro Mineiro de Excelência Esportiva (Centro Olímpico) o­nde a empresa responsável pela sua execução trabalha em ritmo acelerado para cumprir o prazo de entrega.
 Pelo tamanho do prédio, existem frentes em diversos andares realizando serviços de pintura, aplicação de gesso nas paredes e no teto, assentamento de piso, o fechamento e reboco da parede dos fundos além do aumento do refeitório. Ainda estão previstas a urbanização da área externa do centro, a colocação das cadeiras nas arquibancadas e o piso “flutuante” na quadra, no mesmo modelo utilizado nos jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, especialmente desenvolvido para diminuir os impactos dos atletas com o solo durante as competições.
 Quando estiver finalizado, a capacidade de expectadores será de cerca de quatro mil pessoas, ainda contará com alojamentos para atletas, lanchonetes, vestiários, cantina, banheiros, salas administrativas, academia, elevadores e acessibilidade total a pessoas portadoras de necessidades especiais. Uma parceria entre o executivo municipal e o Governo do Estado de Minas Gerais possibilitou a finalização do ginásio, que foi iniciado há mais  de 20 anos na cidade.
 Em seguida o prefeito visitou as obras do Laces (Liceu de Artes, Cultura, Esporte e Saúde) realizada pelo Sesc/MG (Serviço Social do Comércio). São 150 mil m² de área que contará com centro de convenções, posto de saúde, escolas profissionalizantes, de educação infantil e ensino fundamental, parque aquático, quadras poliesportivas, teatro de arena, restaurante, hotel, alojamento para atletas e um ginásio com capacidade para mais de quatro mil pessoas. No momento são construídos os muros e realizada a instalação de toda rede elétrica e hidráulica. Em seguida serão erguidas as estruturas necessárias em um tempo de construção estimado em até cinco anos. Ao todo, o investimento no local deve chegar a R$ 80 milhões, sendo recursos do próprio Sesc.
 A Prefeitura é parceira na execução, uma vez que foi adiantada uma área institucional, reservada ao município, de um futuro loteamento a ser construído nas proximidades pela família Brandão que foi doada para este fim.
 O próximo local visitado foi a Escola Municipal Wulfida Marcolini, no bairro Maria Italiana, o­nde a prefeitura realiza a reconstrução do prédio. Antes ela funcionava em um local que não oferecia as melhores condições de conforto aos alunos e professores. A obra conta com a reformas das salas de aulas existentes e construção de novas, ainda serão erguidas uma biblioteca, refeitório, cozinha, laboratório de informáticas e salas para a direção e para os professores. Os recursos utilizados na obra são próprios do município e devem se aproximar dos R$ 700 mil, e quando estiver finalizado, os alunos contarão com uma escola modelo, com ventilação e aproveitamento da luz natural, tudo para dar mais conforto e comodidade aos estudantes que a frequentam, podendo inclusive aumentar o número de crianças atendidas.
 Por fim o prefeito visitou o Centro Municipal de Educação Infantil Inês Ferreira Marcolini, no bairro São Judas Tadeu, que também está em reforma. O local passa por melhorias que visam tirar infiltrações que ocorrem principalmente em períodos chuvosos, além de nova pintura, reforma dos banheiros, cozinha, refeitório e das salas de aulas, dos professores e da direção. O prédio está ganhando o padrão dos demais centros, que buscam dar conforto às crianças atendidas e segurança aos pais que deixam seus filhos o dia todo aos cuidados do município. Vale destacar que os centros de educação infantil da cidade funcionam como escola em período integral, com alfabetização e atividades de recreação complementares. Os recursos aplicados na reforma são próprios do município e giram em torno de R$ 170 mil.
 Segundo o prefeito, são obras que melhoram a qualidade de vida do nosso povo. “Hoje visitei alguns locais da cidade que passam por melhorias. Algumas se arrastam por mais de 20 anos, como o Centro Olímpico, outras são recentes como o Laces e que é o maior investimento em uma única obra na história do município. Estamos fazendo ainda serviços importantes para o futuro de nossa cidade, como a reconstrução da escola Wulfida Marcolini e a reforma do (CMEI) Inês Ferreira Marcolini. São várias frentes, muito trabalho a ser feito, mas estamos trabalhando com toda nossa equipe para que a nossa gente tenha melhor qualidade de vida e acreditamos que quando terminados, todos esses locais em obras que visitamos hoje poderá contribuir para isso”, comentou Zanin.
 Mauro ainda lembrou de outras obras realizadas no município. “Estamos em fase final da construção do Centro Popular de Compras que abrigará em um só local todos os vendedores ambulantes da cidade que ficarão em um ponto organizado e padronizado com conforto para quem trabalha e comodidade para quem compra”, ressaltou. Ainda há a conclusão de uma Unidade de Saúde da Família no bairro Veneza, com um prédio moderno e acolhedor para atender aquela região da cidade, “sendo que junto à USF estamos construindo também um centro de lazer aos moldes do construído no San Genaro, como uma forma de proporcionar diversão e entretenimento aos jovens e a população em geral”, afirmou Mauro.
 “No distrito de Guardinha, atendemos a uma antiga reivindicação dos moradores, que era a cobertura da quadra de esportes”, destacou. “O compromisso de trabalhar pela nossa comunidade está sendo cumprido e vamos buscar a cada dia melhorar a vida de todos nós que moramos aqui”, concluiu o prefeito.