Sul de Minas tem sua Liga de Basquete

11/03/2009

O basquete do sul e sudoeste de Minas Gerais tem agora uma cara e identidade própria, a Liga Sul Mineira de Basquete, fundada oficialmente na quarta-feira, 5 de março. A assembléia realizada em São Sebastião do Paraíso contou com a presença de representantes e confirmações de várias cidades da região, entre elas Passos, Formiga, São João Del Rey, Perdões, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso.
 Os representantes dos clubes destas cidades confirmaram a participação na Liga e o interesse na realização em competições comuns, visando o desenvolvimento do basquete regional, em várias categorias.  Também participaram dirigentes da cidade de Franca/SP que manifestaram o interesse de agremiações daquela cidade em participar do núcleo do basquete sul-mineiro, visto a proximidade da cidade paulista.
 O diretor de esportes francano, o ex-pivô José Vargas, afirmou que o basquete é maior que as fronteiras regionais e que a modalidade em Franca pode ajudar no crescimento da Liga. Disse também que com organização e seriedade esta Liga poderá ser muito representativa para o esporte em toda Minas Gerais. Vargas esteve presente acompanhado de José Paulo Algarte, diretor da ASPA, entidade que cuida das categorias de base do basquete francano, que falou da importância do trabalho com as categorias jovens e o preparo dos futuros atletas, destacando o crescimento do basquete mineiro.
 Por fim, o presidente da Federação Mineira de Basket, Márcio de Oliveira Pinto, se colocou à disposição para incentivar e auxiliar o sucesso da Liga Sul Mineira, ressaltando a importância da iniciativa, que conta com a chancela da federação.
 Anteriormente, Márcio havia visitado as obras do Centro Mineiro de Excelência Esportiva, o Centro Olímpico e ressaltado a grandiosidade do complexo e sua vocação de se transformar realmente num espaço de referência para o esporte em todo o Estado.
 A definição sobre o preenchimento dos cargos de direção da Liga e o estatuto da mesma será feita nos próximos dias, após análise e deliberação sobre os mesmos. Ficou também definido que no final do mês de março será realizado um quadrangular comemorativo da criação da Liga, em São Sebastião do Paraíso.