Cosems realiza reunião em Passos

06/03/2009

Mais de vinte cidades da região, representadas por prefeitos e secretários de saúde estiveram presentes na reunião de Programas e Informações sobre Saúde, ocorrida na sexta-feira, 13, em Passos. A palestra foi ministrada pela Coordenadora Técnica do Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Saúde – Cosems-MG, Paola Soares Mota e teve como objetivo principal mobilizar os representantes de saúde para organizar uma gestão regional efetiva. “Somente através da mobilização dos gestores de saúde da região é que conseguiremos uma maior representatividade junto ao Estado e isso acarretará em melhorias na saúde dos nossos municípios”, explicou Paola.
 A coordenadora técnica ainda explicou sobre o desafio dos modelos do SUS ou seja, a universalização, a equidade e a integralidade e também sobre o desafio dos financiamentos, que para uma boa gestão de recursos tem que haver um bom planejamento. Citou também sobre o o Pacto pela Saúde, baseado nos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e que enfatiza as necessidades de saúde da população, divido em Pacto pela Vida,  Pacto de Gestão e Pacto em Defesa do SUS, todos reafirmando a importância das instâncias deliberativas Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e Comissão Intergestora Tripartite (CIT), visando o fortalecimento do controle social.
 Além dos diversos secretários de saúde da região, estiveram presentes os prefeitos das cidades de Passos: José Hernani da Silveira, São Tomás de Aquino: Maria Helena Abrão, o diretor de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira (representando o prefeito Mauro Zanin) e também o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, que na sua mensagem de abertura, destacou a brilhante atuação do setor de saúde do município de Paraíso, que foi reorganizada em gestões anteriores com ajuda da consultora Paola.
 Prefeitos da região também destacaram a organização do sistema público de saúde de Paraíso. Entre eles o chefe do executivo de Passos, José Hernani, destacando a importância da regulação para o maior aproveitamento dos recursos disponíveis, uma vez que Estado e União não cumprem a regulamentação de destinação de recursos para o SUS, ficando sobre as economias dos municípios a maior responsabilidade pelo atendimento à população.
 Ao final, o presidente do Cosems/Passos, Marcos Rogério, se colocou a disposição de todos, para conhecerem o funcionamento da área de saúde do município, a exemplo  das cidades de São Tomas de Aquino e Frutal  já vieram conhecer. “Estamos de portas abertas para recebermos os secretários de saúde das cidades interessadas em conhecer o modelo de gestão implantado em São Sebastião do Paraíso no que se refere à saúde pública. A regulação é fundamental e temos recebido inclusive premiações nesse campo, mostrando a eficiência e viabilidade do sistema. Acredito que esse será o caminho para tornarmos a saúde pública cada vez mais ampla e com atendimento de toda a população”, concluiu Marcos Rogério, que convidou a todos os presentes para participarem do Encontro Estadual de Gestores de Saúde, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de março em Belo Horizonte.