Notícias | + Listar todas
Ambulatório de Infectologia divulga agenda de carnaval
18/02/2009
O Ambulatório de Infectologia de São Sebastião do Paraíso divulgou nessa semana o cronograma das atividades que serão desenvolvidas para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids no município, durante o período de carnaval.
De acordo com a coordenadora do programa, Patrícia Cristina de Paula, a campanha nacional está totalmente voltada para as mulheres “enta” ou seja, acima de cinquenta anos. “Como no final do ano passado a campanha do dia mundial de luta contra a Aids foi voltada para os homens 'enta', agora no carnaval a campanha está voltada para o público feminino acima dos quarenta, pois pesquisas indicam que essas mulheres tem uma vida sexual ativa mas sem o uso do preservativo”, explica Patrícia.
A pesquisa comportamental dirigida às mulheres, divulgada pelo Ministério da Saúde, revela que 91,8% das mulheres na faixa etária de 50 a 64 anos sabem que a atividade sexual sem o uso do preservativo pode implicar na transmissão da Aids, ou seja, não é falta de conhecimento. A mesma pesquisa revela também que mulheres que usaram preservativo na ultima relação foram de 14,7%; que usam regularmente com qualquer parceiro: 9,2%; uso regular com parceiro fixo: 9%, uso regularmente com parceiros eventuais: 28%. Segundo Patrícia, “os números ainda são muito baixos, principalmente em se tratando da AIDS, uma doença que ainda não tem cura, mas tem prevenção. Para isso basta se prevenir usando o preservativo”.
Na semana que antecede o carnaval, a equipe da Infectologia entregou material informativo e preservativos nos bares da cidade, escolas e casas noturnas. No dia 20 de fevereiro haverá Pits Stop com apoio das Unidades de Saúde da Família (USFs) nos seguintes locais: esquina do Chopani (USF João XXIII, Asilo, Lagoinha), Terminal Rodoviário (USF Jardim Planalto e Alvorada); Posto Samambaia (USF Verona e San Genaro), avenida Oliveira Resende (USF Estação e Vila Mariana); Praça da Matriz (Ambulatório de Infectologia); Caic (Escola Paula Frassinetti e rua Desembargador Jorge Fontana); Guardinha e na Escola Estadual Ana Cândida de Figueiredo (USF Vila Formosa). No pit stop haverá entrega de material informativo e preservativos nos pontos estratégicos.
Patrícia ressalta que durante o carnaval haverá entrega de preservativos no Pronto Atendimento Municipal. O Ambulatório orienta ainda para que todos tenham um carnaval bem tranquilo e livre de DST/Aids. Números apontam ser alarmante adolescentes que iniciam a vida sexual e se contaminam, por exemplo, pelo HPV (Papilomavírus Humano). De cada 10 meninas, quatro se contaminam com o vírus. “Por isso a preocupação dos órgãos de saúde em praticar a prevenção, que ainda é o melhor remédio”.
Outras informações, procure o Ambulatório de Infectologia, situado à rua Lígia Amaral, nº 115, ou pelo fone 3539-1055.