Executivo e Legislativo reunem-se em Paraíso

03/02/2009

Em uma reunião realizada no Teatro Municipal Sebastião Furlan, os poderes Executivo e Legislativo conversaram sobre o trabalho a ser realizado ao longo dos quatro anos para o qual foram eleitos.
 Participaram da reunião o prefeito Mauro Zanin, o vice-prefeito Márcio da Silveira, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes e todos os diretores e gerentes da administração municipal. Representando a Câmara, estiveram presentes todos os 10 vereadores da cidade. Durante o encontro foi feita uma explanação sobre o funcionamento da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso em todos os seus departamentos e setores.
 O prefeito Mauro Zanin também citou os objetivos e valores da atual administração, como eficiência, responsabilidade, ousadia, comprometimento e respeito ao cidadão. Ainda mostrou um pouco das ações que são realizadas no município e os desafios a serem enfrentados pela Prefeitura, Câmara e população, dentre eles o tratamento de esgoto, implantação do aterro sanitário e a municipalização do trânsito.
 O presidente da Câmara, Ailton Rocha de Sillos, manifestou-se satisfeito com o encontro que foi solicitado por ele e garante que a reunião serviu para mostrar o funcionamento da administração municipal aos vereadores e que esclareceu como projetos e proposições dos edis devem ter coerência com a gestão pública para que o mesmo possa ser atendido ou implantado.
 “A população de Paraíso espera muito dessa nova Câmara Municipal e o nosso propósito é de cooperação e poderemos dessa forma exercer efetivamente a nossa função de vereador, de legislador, buscando promover, através de um trabalho sério e comprometido, o bem estar da população”, comentou Sillos.
 Na oportunidade foram apresentadas as comissões permanentes da Câmara Municipal aos presentes. Elas são responsáveis pela apreciação e deliberação dos projetos de lei que são formulados ou que dão entrada no Legislativo.
 Ao final da reunião o deputado Antônio Carlos Arantes falou do momento favorável que Paraíso hoje vive e que, apesar da crise financeira, o Governo do Estado de Minas Gerais manteve a previsão de investimento para 2009 e que projetos que beneficiem a região poderão ser implantados. “Temos hoje o Sesc sendo construído com recursos da ordem de R$ 90 milhões, o Centro Olímpico em etapa final, a escola profissionalizante do Senai que em breve estará atraindo jovens de toda a região para se qualificarem, o Hospital do Coração que já começou a atuar, o CVT que em breve estará interligando toda a zona rural e a união dos poderes que hoje eu vejo aqui irá impulsionar ainda mais Paraíso para que venha a se tornar um pólo regional cada vez mais forte”, analisou o deputado.
 Após a reunião, uma comitiva visitou alguns prédios públicos e obras da cidade. Começando pelo Centro Municipal de Educação Infantil Emiliana Ferreira de Souza, no bairro Rosentina, conhecendo o prédio inaugurado em 2008 e o modelo de educação infantil desenvolvido na cidade. Em seguida foram visitar a área de expansão urbana o­nde no futuro abrigará a “Praça dos Três Poderes” que reunirá no mesmo local o Judiciário, Legislativo e o Executivo, e ver de perto o lote destinado à Câmara de vereadores para a construção de sua sede própria. A visita terminou no Centro Olímpico o­nde foi possível conhecer a estrutura e ver como andam as obras do local, previstas para terminarem em outubro de 2009.
 Ao final o prefeito Mauro Zanin analisou a reunião como muito positiva. “Foi uma oportunidade de conversarmos francamente e expormos um pouco da situação da administração pública local. Não foi possível passar todo o funcionamento da Prefeitura aos vereadores, mas novas reuniões com visitas às diretorias devem acontecer de forma a aproximar os representantes da população no legislativo do executivo, sabendo como agir e o­nde procurar quando tiverem suas demandas. É um bom exercício de democracia e acredito que será de muito resultado este encontro, tendo em vista que teremos quatro anos de convívio e espero que seja harmonioso em prol da população paraisense que é a grande beneficiada quando há um entendimento em prol do desenvolvimento e da melhoria de qualidade de vida de nosso povo”, concluiu Mauro Zanin.