Prefeito de Paraíso é eleito presidente da AMEG

27/01/2009

Em assembleia ordinária realizada em Passos na quarta-feira, 14 de janeiro, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, foi eleito presidente da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) para o exercício de 2009. Foram eleitos ainda para os demais cargos da diretoria Juscelino Batista Borges, chefe do executivo de Claraval, como 1º vice presidente, e Maria Helena Rodrigues Abrão, prefeita de São Tomás de Aquino, como 2ª vice presidente.
 O conselho fiscal da entidade, que é composto por vereadores dos municípios filiados, ficou composto da seguinte forma: titulares Pedro Rafael Nunes de Guapé, Antônio Carlos de Oliveira de Capitólio e Evandro Leite Lemos de Delfinópolis. Os suplentes são: Donizeti Martins Batista de Claraval, Dalmon Superbi de São Tomás de Aquino e Paulo Andrade Lopes de Ibiraci.
 Durante a reunião o prefeito Mauro Zanin apresentou as metas para sua atuação frente à AMEG. Dentre elas está a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional através do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande, elaborando uma pauta de melhorias e avanços na infra-estrutura regional e fomentar os arranjos produtivos regionais como turismo, leite, confecções, mineração, café, dentre outros. Ainda propor a profissionalização da gestão da associação com cursos que visem capacitar os servidores, implantar novos serviços, sendo uma importante ferramenta para os municípios associados. Outra proposta é a integração das ações regionais de saúde,  fortalecendo as instituições prestadoras de serviços do SUS e aumentando a oferta pública de serviços. Apoiar as especialidades já existentes, viabilizar a implantação da Hemodinâmica em Paraíso e o­ncologia em Passos e outras ainda não existentes na região.
 No meio ambiente Zanin propôs buscar o tratamento  do esgoto dos municípios da associação que ainda não o possuem, bem como a correta destinação do lixo recolhido nas cidades, seja através de aterros sanitários ou usinas de compostagem e reciclagem elaborando um plano regional para adequação às normas ambientais vigentes viabilizando parcerias com Estado, Consórcios ou recursos a fundo perdido para adequação da infraestrutura regional.
 Outra proposta é a de oferecer mais serviços aos municípios associados com a aquisição de novas máquinas e implementos para recuperação das estradas e apoio os agropecuaristas da região. Por fim, Mauro propôs a construção de nova sede para a associação para a referenciar e oferecer mais espaço e conforto para os funcionários e filiados, até mesmo para a realização das assembleias.
 “Nosso objetivo é propormos a organização da nossa região para buscarmos o desenvolvimento integrado e nos apresentarmos com mais força junto aos órgãos governamentais. Hoje os municípios da AMEG juntos possuem uma área total de 11.877 km², para uma população de 359.169 habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 4.802.980.000,00, ou seja, temos uma importância muito grande dentro do Estado e vamos buscar formas de sermos valorizados pelos governos e provermos a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, comentou Mauro Zanin.
 No decorrer da assembleia foi apresentada também a prestação de contas da associação e eleita a nova diretoria do Cimge (Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande) sendo presidente o prefeito José Geraldo Franco Martins de Delfinópolis, Ismael Silva Cândido de Ibiraci como vice presidente e Ana Maria Cáris prefeita de Cássia como diretora financeira. O secretário seu executivo será Ângelo Leite Pereira, ex chefe do executivo da cidade de Carmo do Rio Claro.
 O Cimeg tem por objetivo a elaboração de planos diretores para os municípios filiados à associação e revisão para as cidade que já implantaram o plano, como é o caso de Paraíso. O consórcio prevê ainda a elaboração de um modelo de desenvolvimento regional para os integrantes da AMEG.
 Participaram da assembléia os prefeitos de Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Passos, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. Itaú de Minas e Pratápolis enviaram representantes.