Discutido atendimento de alta complexidade em Paraíso

22/01/2009

A Diretoria de Saúde de São Sebastião do Paraíso realizou na terça-feira, 13 de janeiro, uma reunião com  a diretoria e médicos do Hospital da Santa Casa local e representantes das seis cidades que fazem parte da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-Micro São Sebastião do Paraíso). O assunto principal foi o serviço de urgência e emergência do hospital, que atualmente conta com oito especialidades. Devido à grande procura e as boas condições oferecidas, ficou estabelecido o aumento de três especialidades para as próximas semanas. São elas: cirurgia vascular, neurocirurgia e cirurgia pediátrica.
 “Quando um paciente precisa ser atendido nessas especialidades, ele entra na fila do SUSfácil e é encaminhado para outras cidades do estado de Minas Gerais. Em breve, ele ainda entrará na fila do SUSfácil, mas tem uma possibilidade muito maior de realizar o procedimento aqui em Paraíso, na Santa Casa. Isso além de facilitar a vida dos pacientes, facilita também o nosso setor de transporte, e conseqüentemente diminui despesas”, explica o diretor municipal de Saúde de Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira.
 O diretor ainda revela que essas especialidades não existiam em Paraíso por falta de profissionais. “Apesar de se ouvir falar que formam muitos médicos por ano, a maioria deles preferem grandes centros, com tecnologia de ponta, é por isso que muitas cidades do interior ficam desfalcadas e sofrem com a falta do profissional, o que acarreta em filas de esperas”, comenta Marcos Rogério.
 Além de discutirem urgência e emergência, várias questões técnicas foram ressaltadas e futuras reuniões deverão ser agendadas, entre os secretários, para uma melhor análise e principalmente, para a continuidade dos serviços ofertados.
 “Teremos na região cada vez mais especialidades sendo realizadas a partir do momento em que houver a organização regional, buscando recursos para os diversos segmentos da medicina e fortalecendo a saúde básica para podermos diminuir o uso da alta complexidade, mas quando ela for necessária teremos muitos serviços disponíveis na nossa própria região. Nesse contexto a Santa Casa vem oferecendo vários serviços e ampliando sua atuação, como por exemplo o Hospital do Coração que em breve estará em pleno funcionamento, referenciando São Sebastião do Paraíso na medicina coronária”, comentou o prefeito de São Sebastião do Paraíso Mauro Lúcio da Cunha Zanin.
 Os representantes do município de Paraíso, além do prefeito Mauro, foram o diretor de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira; gerente de Saúde, Christian Alves Neto e o assessor de Controle, Avaliação e Regulação, Wandilson Aparecido Bícego. Além deles estiveram presentes os prefeitos e secretários de Saúde das cidades de Itamoji, São Tomas de Aquino, Jacuí, Monte Santo de Minas e Pratápolis. O Hospital da Santa Casa foi representado pela diretora Administrativa, Helena de Carvalho Figueiredo, juntamente com o diretor clinico, técnico e assessores administrativos que trabalham no hospital.
 Ao final da reunião todos os presentes foram convidados a conhecerem as novas instalações do Hospital do Coração da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso.