Carnaval 2009 em Paraíso: realizada 1ª reunião

22/01/2009

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Departamento Municipal de Cultura, realizou na terça-feira, 13, na Casa da Cultura, a primeira reunião para tratar da realização do Carnaval 2009 na cidade, programado para acontecer de 21 a 24 de fevereiro.
 Na pauta da reunião, ficou decidido o valor do repasse de subvenção às cinco escolas de samba, no valor total de R$ 110.000,00. Decidiu-se também uma ajuda de custo aos três blocos que já participaram do carnaval 2008 e algumas despesas do carnaval 2009, através de projeto de lei que está sendo encaminhado à Câmara Municipal para aprovação.
 Este ano, o desfile das escolas de samba acontecerá em apenas dois dias, 21 e 23 de fevereiro, respectivamente sábado e segunda-feira. Já os blocos desfilarão nos dias 22 e 24, domingo e terça-feira. Em pauta também o tempo de apresentação de cada escola e bloco, a escolha do Rei Momo, Rainha do Carnaval e Rainha Mirim, e outros assuntos relativos ao evento.
 O carnaval paraisense terá, como nos anos anteriores, participação especial na abertura do projeto Vida Ativa na Melhor Idade. Este ano também a volta a realização do concurso entre as escolas de samba e a escolha dos jurados será por indicação dos presidentes das agremiações em reunião marcada para 23 de janeiro, quando será também realizado o sorteio da ordem dos desfiles.
 “A Prefeitura Municipal oferecerá aos paraisenses e visitantes presentes na praça comendador José Honório (Matriz – local dos desfiles), toda a estrutura necessária para um Carnaval que, a cada ano, têm destacado o nível de organização das escolas e blocos participantes”, afirmou Ângela.
 Estiveram presentes à reunião o novo presidente da Associação Folclórica das Escolas de Samba, ex-vereador Jerônimo Aparecido da Silva; os presidentes das escolas “Império do Samba” - Alvino José dos Santos (Téo); “Pérola Negra” - Carlos Alberto Gonçalves; “Mocidade Alegre” - Douglas dos Santos Pereira; “Minas de Ouro” - Lucymeire Maldi; “Unidos do Alto” - João Francisco de Souza (Borracha) e os presidentes do blocos carnavalescos: “Potinha Só Alegria” - Hipólita de Souza Pimenta; “Boi Bumbá” - Creginaldo Damázio dos Santos (Paraíba); “Butina Véia” - José Antonio de Paula Silva; “Banda do Zé Dias” - Bernadete Dias; ”Os Largados” - Rafael Aparecido Gonçalves, além da chefe do departamento de Cultura, Angela Maria Duarte, o historiador Luiz Ferreira Calafiori e Marcos Antonio Bernardes, do escritório Minas Contábil.