Paraíso intensifica combate a dengue

17/12/2008

O Setor de Vigilância Epidemiológica de São Sebastião do Paraíso preparou para a semana de 15 a 19 de dezembro uma programação especial sobre o combate a dengue para toda população.
 Conforme explica a coordenadora do setor, Geisa Quirino de Moraes, em 2008 o Ministério da Saúde decidiu não realizar o “dia D de combate a Dengue”, como acontecia nos anos anteriores. “O Ministério da Saúde  pediu para intensificar as ações em combate a dengue no dia-a-dia, pois a dengue se combate todos os dias e não somente no dia do evento” relata Geisa.
 É sabido que em Paraíso, mais de 30 agentes de combate a dengue trabalham diariamente, de casa em casa, durante o ano todo para evitar que se forme criatórios do mosquito Aeds Aegypti. “O trabalho de manutenção e destruição dos locais propícios ao aparecimento do mosquito já é feito durante todo o ano, mas nesta época do ano é preciso intensificá-lo devido ao grande período de chuvas” comenta Geisa.
 Para a semana de intensificação de combate a dengue estão programadas as seguintes atividades, segundo enfermeira Juliane Cristina Amorim: dias 15,16 e 17: orientação á população, distribuição de folders e colagem de cartazes nos pontos comerciais dos bairros Cidade Industrial, Vila Muschioni, Rosentina, Vila Santa Maria, João XXIII, São Sebastião, Alvorada, Residencial Morumbi e Santa Tereza.
 Já nos dias 18 e 19 as orientações serão feitas na parte central da cidade, até as 21:30h. Depois da população orientada, será a vez dos funcionários realizarem a reciclagem. Na segunda, 22, toda a equipe participará de treinamento em campo, que inclui: cubagem da caixa d'água, eliminação de depósitos, aplicação de UBV leve, larvicida e adulticida.
 No dia 23 haverá uma programação especial para a equipe de funcionários, no Teatro Municipal a partir das 8h.Além de palestras sobre a dengue e também sobre terrenos baldios, as 10h haverá uma palestra sobre motivação e desenvolvimento de equipe, com membros da Equipe Kriar, No período da tarde, o responsável pela Vigilância Epidemiológica da cidade de Passos, Messias Ribeiro estará também orientando os funcionários.