Serviço de Controle e Avaliação, destaque em Minas Gerais

09/12/2008

O Serviço de Controle e Avaliação de São Sebastião do Paraíso esteve presente em Belo Horizonte para receber a certificação de reconhecimento de mérito pelos avanços positivos alcançados no decorrer de 2008. A cerimônia foi realizada na terça-feira, 25, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG), organizado pela Superintendência de Regulação.
 Apesar de ser um evento voltado para as diretorias regionais de Saúde do Estado, a Diretoria de Saúde abrilhantou a ocasião e por diversas vezes foi citada como modelo de trabalho para o estado de Minas Gerais.
 O município foi representado pelo vice-prefeito Márcio da Silveira, o diretor de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira e também o  coordenador do Serviço de Controle e Avaliação, Wandilson Aparecido Bícego. Além de diversas autoridades presentes, o evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana.
 O serviço existe em Paraíso desde 1984 e foi reestruturado em 2007 e já em 2008 recebeu o prêmio de reconhecimento de mérito, pelos resultados positivos alcançados durante o ano. “É muito gratificante para toda a equipe do Controle e Avaliação receber este prêmio. Um reconhecimento assim, de nível estadual, nos enche de orgulho e justifica todo o esforço e dedicação do nosso trabalho. Sabemos que ainda temos muito o que crescer e melhorar, mas com uma premiação dessa, sabemos que já estamos no caminho certo”, afirma Wandilson.
 Para o diretor de Saúde, Marcos Rogério, a alegria é ainda maior. “É a segunda vez que estamos em Belo Horizonte para sermos reconhecidos. A primeira vez foi em 2006 quando nossas Unidades de Saúde da Família (USFs) ganharam o 3º lugar no Estado com o prêmio Dario Tavares, agora em 2008 voltamos, para reconhecimento do Serviço de Controle e Avaliação. A satisfação é enorme e toda a equipe está de parabéns”, comemora Marcos.
 A cerimônia de entrega da certificação foi marcada de momentos positivos para Paraíso, o­nde em um depoimento do Secretário do Estado da Saúde, Marcus Pestana, fala sobre a importância do apoio que o executivo municipal precisa oferecer ao setor de saúde, e como exemplo cita o vice-prefeito, Márcio da Silveira, como grande colaborador do serviço. “Hoje o Sistema Único de Saúde é de responsabilidade das três esferas de governo, federal, estadual e municipal e temos na nossa gestão investido muito acima do índice constitucional na saúde. O resultado é a organização do sistema para que mais pessoas possam ter acesso ao benefício. Sendo assim, é de fundamental importância um serviço de controle e avaliação eficiente, que regule os procedimentos da saúde. Hoje é o reconhecimento do sistema adotado pela administração Mauro Zanin”, finaliza Silveira.
 Outro destaque foi a fala da superintendente de Regulação, Myriam Araújo Coelho: “Eu e 'Carminha' estivemos pessoalmente visitando o município e nos surpreendemos com a estrutura física do local, com o apoio e esforço do gestor e do prefeito. Senhores diretores: peçam aos secretários da regional de vocês para conhecerem o Serviço de Controle e Avaliação de São Sebastião do Paraíso. Procurem o pessoal de lá, conheçam e aprendam. É impressionante”, enfatizou a superintendente. Após a entrega do certificado, a mesma finaliza: “Como queremos que os municípios de Minas Gerais trabalhem? Como São Sebastião do Paraíso”, afirmou Myriam.

fotos: Guto Gonçalves