Vigilância Sanitária realiza duas apreensões de queijo

02/12/2008

Com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, a Vigilância Sanitária de São Sebastião do Paraíso realizou a apreensão de mais de 400 quilos de queijo, na quinta-feira, 20. Um veículo vindo do município de Capitólio, foi abordado por uma blitz rotineira da Polícia Rodoviária e ao deparar com uma grande quantidade de peças de queijo palito, temperado e mussarela, sendo transportados sem rótulo, e sem refrigeração adequada, os policiais avisaram imediatamente a equipe da Vigilância Sanitária que rapidamente efetuou a apreensão do material.
 De acordo com os fiscais que estiveram presentes no local, Joana Célia Cesário do Prado e Osmair Eugênio de Jesus Góes, este tipo de apoio que a polícia prestou é muito importante para proibir que produtos sem procedência seja comercializado em Paraíso. “Infelizmente não podemos manter fiscais em cada entrada da cidade para vistoriar todas as mercadorias que entram no município. Além do apoio da polícia que é fundamental, precisamos contar com o bom senso e a  colaboração dos comerciantes que trabalhem com alimentos ou qualquer outro tipo de produto de interesse da saúde  para evitarem ao máximo a compra destes tipos de produtos que não possuam inspeção e tenha o registro junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou no Ministério da Saúde (MS)”, esclarece  Osmair.
 Os fiscais ainda explicam que a validade de um produto transportado sem a refrigeração adequada e mesmo sem origem, é muito duvidosa e os riscos não compensam. “Se um fiscal sanitário fizer a vistoria de rotina e confirmar alimentos sem a rotulagem adequada, sem a inspeção do órgão responsável  e mal armazenados, além da mercadoria ser apreendida, se houver reincidências, o local poderá ser fechado e o responsável pelo estabelecimento responder processo na justiça”, afirma o fiscal.
 A mercadoria apreendida foi levada para a sede da Vigilância Sanitária e na sexta foi levada para o aterro controlado para ser descartado, a fim de evitar evitar o risco de catadores  aproveitarem dela. Os queijos já se encontravam com forte  odor e estufados devido a ação das bactérias.
 A Vigilância Sanitária recomenda também que em caso de má conservação dos alimentos e transporte dos mesmos em condições inadequadas, a população poderá fazer a denúncia junto a vigilância sanitária pelo telefone 3539-7016 ou pelo email
vigilancia.saude@ssparaiso.mg.gov.br. A Vigilância Sanitária funciona na praça dos Imigrantes, n°20 – anexo I da Prefeitura, no bairro Lagoinha.

NOVA APREENSÃO

A Vigilância Sanitária Municipal de São Sebastião do Paraíso realizou a segunda apreensão de queijo, em menos de 12 dias. Na quinta-feira, 20 de novembro, mais de 400 quilos do produto, entre mussarela, palito e temperado, foram apreendidos com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.
 Na segunda-feira, 1 de dezembro, por volta das 17h30, em uma blitz rotineira da Polícia Rodoviária, uma pick-up que iria de Piumhi/MG para Sorocaba/SP, além de estar com o licenciamento atrasado, estava também carregada de queijos, manteiga, doces e pinga. Os queijos e a manteiga tinham rótulos e até carimbos dos órgãos competentes, no caso IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), porém, eram transportados sem a refrigeração adequada. Várias peças já apresentavam forte odor e alterações da consistência. A pinga transportada não tinha rótulo e também foi apreendida.
 De acordo com o fiscal sanitário, Osmair Eugênio de Jesus Góes, que esteve presente no local, apesar da quantidade ser inferior à da apreensão passada, todo o material foi apreendido e enterrado no aterro controlado municipal, no dia seguinte. “Os proprietários de empresas  que fabricam alimentos são responsáveis pela qualidade do produto desde sua fabricação até o ponto de venda. Eles devem ter a consciência do processo todo de produção do queijo que inclui, além da higienização na hora da fabricação, da boa qualidade da matéria prima, também os cuidados com o transporte.  Se um desses fatores estiver alterado, o produto se torna impróprio para consumo e a Vigilância Sanitária, dentro do seu poder de polícia, irá apreender o produto e se impróprio para o consumo, inutilizá-lo”, explicou.
 O fiscal ressalta também que produtos sem rótulos, vencidos ou danificados não devem ser adquiridos, e se estiverem à venda, a Vigilância Sanitária deverá ser comunicada para apreensão das mercadorias e autuação do proprietário do local o­nde o produto estiver exposto. “Toda a população é respaldada pelo Código de Defesa do Consumidor sobre produtos estragados, vencidos ou mal conservados, devendo para isso acionar os fiscais sanitários através do telefone 3539-7016, pelo email vigilancia.saude@ssparaiso.mg.gov.br, ou, ainda, comparecendo à sede da Fiscalização, no Anexo I da Prefeitura, bairro Lagoinha”, salientou o fiscal.
 Ainda de acordo com ele, o trabalho em conjunto com os demais órgãos públicos como neste caso a Policia Rodoviária, ajuda a vigilância a estar promovendo e protegendo a saúde da comunidade de nosso município.