Diretoria de Educação entrega prêmio "Professor Aprendiz"

28/11/2008

Um dia para ficar na lembrança dos participantes da 4ª edição do “Prêmio Professor Aprendiz – Melhores Experiência Pedagógicas”, realizado na sexta-feira, 14, no salão de eventos do Espaço Italian, pela Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de São Sebastião do Paraíso. Entre autoridades e convidados, os personagens principais da festa – os educadores da rede municipal –  se sentiram em casa, em um evento preparado com todo o requinte e atrações que uma grande cerimônia deve ter.
 Ansiosos pelo resultado que marcaria os grandes campeões das atividades desenvolvidas em salas de aula, os professores aguardaram atentamente a cada minuto da solenidade, que contou com vídeos, apresentações artísticas realizadas pelos alunos da rede e pronunciamentos oficiais das autoridades que só tinham elogios para eles.
 A diretora municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, em sua fala de abertura do evento, destacou as mudanças ocorridas na educação municipal e o quão o “Prêmio” auxiliou para o nível em que hoje se encontra. “Estamos vivendo um período de transmutação, de transformação da nossa educação e esse evento vem coroar esse trabalho bem feito”, destacou.
 O vice-prefeito de Paraíso, Márcio da Silveira, ressaltou o empenho da administração municipal em levar educação de qualidade aos paraisenses e o trabalho que foi realizado nos últimos anos para que isso acontecesse. “O que vemos realmente com a realização desse prêmio é a valorização, o interesse e o trabalho desenvolvido em sala de aula, que é a transformação de que necessitamos para um futuro melhor”.
 Dentre as apresentações realizadas, destaque para a aluna Laura Maria dos Santos, do 5º ano, da Escola Municipal professora Maria de Loudes Dizaró (Caic) que, de uma forma profissional e emocionante, cantou o Hino Nacional Brasileiro e também a música “Ao Mestre com Carinho”, em uma homenagem aos educadores. Destaque também para os demais alunos da rede municipal, que realizaram apresentações e realizaram a entrega dos prêmios aos vencedores, todos, sem distinção, fizeram com que o evento deste ano se tornasse ainda mais voltado para o ambiente ao qual os professores estão acostumados, sem falar do jeito especial e inocente que só as crianças possuem.
 Na hora de revelar os campeões da noite, muita emoção. Os julgadores de cada categoria ressaltaram a importância dos trabalhos de cada um e disseram ter sido difícil julgar os trabalhos deste ano, pois a cada edição do “Prêmio”, os projetos vão ficando mais complexos e difíceis de se achar um que seja melhor que o outro. Nas palavras no educador Alípio Mumic Filho, um dos julgadores dos trabalhos concorrentes, isso mostra o “quanto a consciência de cada um tem evoluído na busca por novas maneira de ensinar” e, “ quanto são responsáveis pelo que estão passando aos nossos alunos”.
 Entre certezas e algumas surpresas no ar, o resultado final do prêmio ficou assim definido:

Educação Infantil:
1º lugar (um notebook) – Projeto “Viagem ao Mundo dos Livros”, a professora Priscila Duarte Silva Cunha, do Centro de Educação Infantil Vinício Scarano;
2º lugar (uma câmera fotográfica digital) – Projeto “Horta das Crianças”, a professora Aline Cristina Antunes Lara, do Centro de Educação Infantil Otília Amaral Soares;
3º lugar (um micro-system) – Projeto “Xô Piolho! Tire o Pé da Minha Cabeça!, a professora Elcimar Aparecida dos Reis Garcia, do Centro de Educação Infantil Otília Amaral Soares;

Ensino Fundamental – séries iniciais (1º ao 5º ano)
1º lugar (um notebook) – Projeto “Ler é Viver”, a professora Silvana Tonzar Cunha, da Escola Municipal Interventor Noraldino Lima;
2º lugar (uma câmera fotográfica digital) – Projeto “O Mundo Encantado dos Castelos”, a professora Lúcia Helena Guimarães Pereira, da Escola Municipal professora Maria de Lourdes Dizaró;
3º lugar (um micro-system) – Projeto “Nossas Fábulas”, a professora Kellen Cristina Silva Oliveira, da Escola Municipal Campos do Amaral;

Ensino Fundamental – séries finais (6º ao 9º ano)
1º lugar (um notebook) – Projeto “Energia Solidária”, a professora Rosângela Gonçalves, da Escola Municipal Campos do Amaral e também o projeto “Re – Ação”, da professora Alessandra Márcia Montanhini, da Escola Municipal Francisco Daniel (Guardinha), ambas ganharam um notebook;
2º lugar (uma câmera fotográfica digital) – Projeto “Rádio Escola – Fala Sério”, o professor Adilson Vieira de Pádua, da Escola Municipal Ibrantina Amaral;
3º lugar (um micro-system) – Projeto “A Experiência e a Auteridade”, a professora Ana Paula Horta, da Escola Municipal Francisco Daniel (Guardinha).

Em 2009, o Prêmio Professor Aprendiz completa cinco anos e uma festa ainda maior aguarda novamente os educadores da rede municipal de ensino, possivelmente com um número maior de inscrições e resultados ainda mais significativos para a educação de Paraíso.

fotos: Guto Gonçalves